NOTICIA

Planejamento: Grupo discute gestão de dados da pós-graduação

03/03/2023 08:04

Reunião nesta terça-feira, 28 de fevereiro, teve apresentações sobre a última Avaliação Quadrienal e sobre projeções para o futuro

O grupo de trabalho relativo ao tema Avaliação no âmbito da Comissão para Elaboração do novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) debateu, no último dia 28 de fevereiro, estratégias para modernizar a gestão da informação nos sistemas da CAPES. O encontro, que ocorreu por videoconferência,  promoveu uma reflexão a partir dos resultados da última Avaliação Quadrienal.

Mercedes Bustamante, presidente da Fundação, indicou que a área de avaliação é crítica, central e nevrálgica para a CAPES. A gestora ainda enfatizou a importância de se reduzir a demanda de trabalho dos coordenadores: “Queremos que a Avaliação seja um processo menos exaustivo de mineração de dados e mais de reflexão sobre as várias dimensões da avaliação”.

Durante a reunião, duas apresentações foram feitas. Na primeira, Talita Moreira de Oliveira, coordenadora-geral de Processos de Suporte à Avaliação da CAPES, falou sobre governança e gestão estratégica da informação da pós-graduação. Para ela, os coordenadores dos programas de pós-graduação (PPG) devem passar menos tempo com o trabalho burocrático, como a inserção manual das informações  na Plataforma Sucupira. “Buscamos simplificar, integrar processos, organizações e informação, com menos trabalho operacional e mais ferramentas para a análise das informações”, disse.

Em seguida, Paulo Santos, que já foi integrante tanto do Conselho Superior, que estabelece prioridades e linhas orientadoras das atividades da CAPES, quanto do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior, colegiado que delibera sobre a Avaliação, falou sobre avanços e desdobramentos decorrentes da última Avaliação Quadrienal.

Santos citou a simplificação da ficha de avaliação, com apenas três quesitos (programa/formação/impacto na sociedade). Também ponderou que o maior peso dado aos indicadores qualitativos pode ter sido um fator para o aumento da quantidade de PPG que melhoraram suas notas. “Houve espaço para que os Programas reunissem o que de melhor haviam produzido”, disse. “Observamos que saímos de uma média tradicional de 70% de manutenção de nota, 20% de subida e 10% de queda, para uma proporção de cerca de 60% de manutenção, mais de 30% com melhoria de nota e, aproximadamente, 5% de programas com redução de nota.”

Sobre o PNPG
Plano Nacional de Pós-Graduação é uma política pública plurianual desenvolvida para orientar o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A comissão é formada por representantes da academia, entidades relevantes para a educação nacional e membros da CAPES.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.