NOTICIA

Presidente da CAPES propõe realização de censo da pós-graduação

31/08/2021 15:51

Em entrevista, Cláudia de Toledo falou ainda sobre educação básica, Avaliação Quadrienal e combate à COVID-19: “O objetivo da CAPES centra-se na alta formação de recursos humanos”

“ACAPES é uma Fundação pública vinculada ao Ministério da Educação, um órgão de Estado e de políticas perenes”. Assim Cláudia Queda de Toledo definiu a importância da Agência em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil. Aos 70 anos, a instituição está presente em diferentes níveis da educação. “Ela cuida das duas pontas da educação brasileira: a educação básica, para quem vai formar os professores, e o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG)”, afirmou a presidente.

O Sistema Nacional de Pós-Graduação passa este ano por mais um ciclo da Avaliação Quadrienal 2017-2020. A presidente planeja, para o futuro, trazer uma nova ferramenta para o debate: um censo. “Queremos um real diagnóstico das pessoas diretamente envolvidas: dados socioeconômicos e de etnia, por exemplo”, disse.

A Avaliação Quadrienal envolve dados indiretos que perpassam os programas de pós-graduação (PPG), as áreas de avaliação e os Colégios do Conhecimento. “Nós devemos, além de qualificar, tornar direta a informação do aluno de pós-graduação e do docente que, afinal, são os grandes protagonistas”, afirmou Cláudia.

Outro ponto abordado foi o enfrentamento ao novo coronavírus. A CAPES lançou, em 2020, o Programa de Combate a Epidemias. Por ele  serão investidos até R$200 milhões, durante quatro anos, em pesquisas relacionadas ao vírus e outras doenças epidêmicas. São 109 projetos e 1.248 pesquisadores envolvidos. Para Queda de Toledo essa iniciativa “uniu a ciência brasileira”.

Enquanto acontecem os estudos para o desenvolvimento de testes, diagnósticos, soros e vacinas, a CAPES já prepara um edital de concessão de bolsas para diagnóstico e soluções sobre os reflexos da COVID-19 no território nacional. “Temos uma novidade que envolve todas as áreas do conhecimento. Será publicado um edital, nos próximos dias, com 40 projetos, cada um com sete bolsas, sendo, portanto, 280 bolsas no País sobre COVID-19. Haverá, por exemplo, a discussão dos espaços sociais”, explicou a presidente.

A entrevista foi ao ar no último domingo, 29 de agosto, e sua íntegra está disponível em https://tvbrasil.ebc.com.br/brasilempauta e https://www.youtube.com/tvbrasil. Aqui você saberá como sintonizar a TV Brasil: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar. Aqui você consegue assistir à TV Brasil on-line:

 https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Legenda das imagens:
Banner: Presidente da CAPES, em entrevista à TV Brasil (Foto: Reprodução/TV Brasil)
Imagem 1: Cláudia Queda de Toledo falou sobre a missão da CAPES (Foto: Reprodução/TV Brasil)
Imagem 2: Cláudia de Toledo, presidente da CAPES, concedeu entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil (Foto: Reprodução/TV Brasil)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.