NOTICIA

Professora da UNIFEOB desenvolve projeto de pesquisa em Biociência Animal

14/07/2022 13:56



Amanda Ribeiro,  docente do curso de medicina veterinária da Unifeob e aluna do programa de mestrado em biociência animal da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos(FZEA) – USP, desenvolveu um projeto de pesquisa com equinos na FZEA junto ao Hospital Veterinário da Unifeob. O projeto visa a avaliação de marcadores bioquímicos no prognóstico e sobrevida de equinos que são operados de cólica. A atividade contou com a orientadora e professora Dra. Renata Gebara Sampaio Dória (FZEA-USP). 


As cólicas em equinos são caracterizadas por afecções gastroentéricas que culminam em sinais de dor abdominal aguda, podendo ter resolução através do tratamento clínico ou cirúrgico. O projeto de pesquisa é desenvolvido através da análise laboratorial e do acompanhamento clínico dos equinos com cólica atendidos e operados no hospital veterinário (HOVET) da Unifeob e na Unidade Didática Clínico Hospitalar (UDCH) da FZEA. Para o desenvolvimento do projeto no HOVET – UNIFEOB, há a participação das estudantes da Unifeob Lara Romero Silva e Larissa Midiane Todero.


Para fazer parte da pesquisa são selecionados apenas os equinos que necessitam exclusivamente do tratamento cirúrgico, o qual é realizado nas duas unidades hospitalares supracitadas.  Para as avaliações laboratoriais são colhidas amostras de sangue desses animais durante o pré e pós operatório. Essas amostras são fracionadas e armazenadas no local em que foram colhidas, seja no HOVET ou UDCH, e posteriormente são processadas e analisadas pelo laboratório de análises clínicas da UDCH – FZEA.


O objetivo do projeto é avaliar os níveis de biomarcadores sanguíneos obtidos a partir de amostras de sangue dos equinos submetidos a cirurgia de cólica e relacionar os valores obtidos com o prognóstico dos pacientes. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa visam auxiliar os médicos veterinários na identificação do paciente crítico durante o pré e pós operatório e consequentemente auxiliar na tomada de decisão. 


A busca pela pesquisa e inovação de métodos diagnósticos são de grande importância para a Medicina Veterinária e para a Medicina Equina, contribuindo para a eficácia durante o atendimento e o acompanhamento dos animais. 


Fonte: UNIFEOB

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.