NOTICIA

PT negocia recursos para saúde e educação no projeto do arcabouço fiscal

11/05/2023 11:25


Foto ilustrativa: (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Em meio às negociações sobre o novo arcabouço fiscal proposto pelo governo, o relator da matéria na Câmara, Cláudio Cajado (PP-BA), se reuniu com partidos, ontem, para alinhar o texto. O encontro foi com lideranças do PSB e do PCdoB — a agenda incluía o PSD, mas foi desmarcada devido a compromissos da legenda no Palácio do Planalto. O deputado pretende divulgar o relatório, com os ajustes sugeridos pelas bancadas, entre hoje e amanhã. A intenção é que a proposta seja votada na terça-feira, com o retorno do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), da viagem aos Estados Unidos.


Enquanto isso, a bancada do PT articula fazer sugestões ao texto para evitar que sejam propostas emendas, por parte da legenda, quando a matéria for a plenário. O líder do partido na Câmara, Zeca Dirceu (PR), chegou a dizer, ontem, que "a bancada do PT não fará emendas ao arcabouço fiscal". Contudo, parlamentares da sigla não descartam essa possibilidade. Tal movimentação desagradaria a equipe econômica. Com parlamentares destacados para análise da proposta em diversos aspectos, a base petista busca assegurar, especialmente, os recursos para saúde e educação.


"Nossas propostas, do PT, já estão sendo apresentadas diretamente ao próprio governo, assim como outros partidos que compõem a base estão apresentando ao relator e ao governo", disse a deputada Maria do Rosário (RS), segunda secretária da Câmara. "A bancada do PT vota toda com o governo. Mas tem propostas? Ah, claro que tem!", assegurou.


Nos bastidores, a bancada diz entender que a Câmara, de maneira geral, costuma adotar posições mais conservadoras na área econômica. Como estratégia, parlamentares da base vêm focando no debate dos juros. O entendimento é de que, com a redução da taxa, haverá maior lastro para ampliar investimentos públicos.


Em relação ao restante da base, o receio é de desmobilização — o que vem sendo evitado por meio de uma sequência de reuniões com o Planalto. Na noite de ontem, o PSD divulgou nota em que informa um acordo da bancada em torno das mudanças sugeridas para que o projeto do governo obtenha apoio do partido. As propostas serão focadas em três principais pontos: o não aumento de impostos, o controle de despesas e a responsabilização.


Fonte: Correio Braziliense

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.