NOTICIA

Questionário do Estudante disponível no Sistema Enade

05/09/2022 11:34

Inscritos no Enade 2022 devem responder formulário até 26 de novembro, por meio do Sistema Enade. Preenchimento do questionário é obrigatório


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, nesta quinta-feira, 1º de setembro, o Questionário do Estudante, por meio do sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O instrumento estará aberto para preenchimento até o dia 26 de novembro.

A ferramenta é utilizada para compor o perfil dos participantes do Enade e é uma oportunidade para que o aluno avalie diversos aspectos do seu curso e da sua formação. As respostas permitem que o Inep conheça melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil, informações que servirão para subsidiar inúmeras políticas públicas educacionais.

O questionário deve ser preenchido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros. Caso o estudante perceba alguma dessas situações, configurando tentativa de manipulação do preenchimento do questionário, é importante que entre em contato com o Inep, relatando o ocorrido por meio do ‘Fale Conosco’, disponível no Portal do Inep.

As instituições de Educação Superior devem incentivar os estudantes a preencher o questionário. Coordenadores e Procuradores Institucionais conseguem monitorar, via Sistema Enade, quem ainda não preencheu o instrumento, mas não conseguem visualizar as respostas dos estudantes. As respostas às questões serão analisadas apenas pelo Inep, em conjunto, por curso de graduação, preservando o sigilo da identidade dos participantes.

O preenchimento do questionário e a participação na prova são verificados pelo Inep para atribuição de regularidade de cada estudante junto ao Enade. Vale lembrar que o Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº10.861/2004 e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018. Assim, a existência de irregularidade no Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso.

Atendimentos – O participante que precisa de atendimento especializado e tratamento pelo nome social no exame também pode fazer a solicitação dos atendimentos a partir desta quinta-feira (1º), no Sistema Enade. O procedimento deve ser realizado até o dia 8 de setembro, com envio da documentação comprobatória.

O Inep oferece atendimento para os participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, além de gestante, lactante, idoso e pessoa com outra condição específica.

Indicação de curso — O Sistema Enade ficará disponível até o dia 16 de setembro para que o estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição no Enade indique o curso pelo qual fará o exame.

Local de prova – Os coordenadores de curso que precisam alterar o local de prova dos estudantes em mobilidade acadêmica podem realizar o procedimento no Sistema Enade até o dia 9 de setembro. Conforme previsto no edital do exame, a divulgação dos locais de prova ocorrerá a partir do dia 16 de novembro, no Sistema Enade.

Aplicação – A prova do Enade 2022 será aplicada no dia 27 de novembro aos concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos instrumentos avaliativos previstos no Sinaes. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Confira o Edital n.º 51/2022

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.