NOTICIA

Reitor da Unochapecó assume Presidência da ABRUC

17/12/2021 10:25

Reitor da Unochapecó assume presidência da ABRUC

O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, foi empossado na tarde da última quarta-feira (15/12), como presidente da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), para a gestão 2021-2023.

A cerimônia aconteceu de forma online e foi transmitida via YouTube da instituição. Participaram do ato membros da entidade, representantes do Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e autoridades políticas. Essa é a primeira vez que um reitor de Santa Catarina e ligado ao sistema Acafe é eleito ao cargo máximo da entidade. Conforme destacou o novo presidente, a Abruc nasceu no ano de 1995, com o intuito de representar e defender um conjunto de instituições comunitárias, que vem se fortalecendo e sendo responsáveis por importantes conquistas para o Brasil.

"O modelo comunitário, por vezes incompreendido, é um instrumento de desenvolvimento regional e de formação de profissionais extremamente qualificados, que realmente entrega resultados à sociedade. Entrega serviços públicos. Com certeza, nosso reconhecimento e fortalecimento podem ser importantes para mudar o rumo da educação superior no país”, afirmou Jacoski.

A nova gestão é composta, também, pelo 1º e 2º vice-presidentes,  o reitor da Unievangélica, Carlos Hassel Mendes da Silva, e o reitor da Asces/Unita, Paulo Muniz Lopes, respectivamente, e pelos reitores da Uniso, Rogério Augusto Profeta (1º secretário); da PUC-Goiás, Olga Izilda Ronchi (1ª tesoureira); e a diretora da Fafire, Maria das Graças Soares da Costa. Integram o Conselho Fiscal, como titulares, os reitores da Unisantos, Marcos Medina Leite; Bom Jesus/IELUSC, Silvio Iung; e da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. Como suplentes, os reitores da Fema, Antônio Roberto Lausmann Ternes; da Umesp, Márcio Araújo Olivério; e da UPF, Bernadete Maria Dalmolin.

A cerimônia aconteceu de forma online

Dentre as autoridades presentes, esteve o secretário de Educação Superior SESu/MEC, Wagner Vilas Boas, que afirmou que o Ministério da Educação reconhece o papel que a Abruc tem desenvolvido ao longo dos seus 26 anos de história. “Sabemos que a Associação representa um grande número de instituições comunitárias que, reconhecemos, têm contribuído para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão no país”, afirmou.

A Abruc tem sede em Brasília e reúne atualmente 68 Instituições Comunitárias, o que representa mais de 900 mil universitários. O principal objetivo é promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária. A Abruc tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.

Fonte: Unochapecó

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.