NOTICIA

REVALIDA: Mais de 99% fizeram o exame no sábado e no domingo

21/12/2021 13:32

Provas de habilidades clínicas do Revalida 2021 foram aplicadas para 6.680 inscritos, em 22 cidades. Resultado final será divulgado em 21 de março.


A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021 teve 99,5% e 99,3% de participação no sábado e no domingo, 18 e 19 de dezembro, respectivamente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa aplicadora, registraram 6.680 inscrições para as provas de habilidades clínicas.


Ao todo, foram disponibilizadas 7.280 vagas, distribuídas entre as cidades de aplicação. São elas: Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Niterói (RJ), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Santa Maria (RS), Teresina (PI) e Uberlândia (MG).

Ao longo do fim de semana, a Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir) — grupo que atua para gerenciar questões logísticas que possam ocorrer durante o exame — monitorou a aplicação em todos os locais de prova. Ocorrências pontuais foram registradas no sábado (18), em Porto Alegre (RS). De acordo com o Cebraspe, a aplicação de três rodadas das estações 1 a 5 foi inviabilizada por situações específicas. Em nota, a empresa informou que 156 participantes não conseguiram realizar a prova nessas estações. No entanto, ainda segundo o Cebraspe, a realização das estações 6 a 10 foi garantida e ocorreu plenamente, no domingo (19).

A aplicadora afirmou, ainda, que “nenhum dos inscritos que compareceram ao local de prova, cumprindo todas as responsabilidades previstas no edital do exame, será prejudicado pelo ocorrido”. A instituição esclareceu que “já se disponibilizou a arcar com todos os ônus e despesas relacionados a deslocamento, hospedagem e alimentação para realizar as estações em nova data, a ser informada posteriormente”.  

Habilidades clínicas A segunda etapa do Revalida 2021 é estruturada por um conjunto de dez estações, percorridas ao longo dos dois dias de provas, nas quais os participantes realizam tarefas específicas das áreas determinadas. Isso pode incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outras.

Aprovação e reprovação – O participante aprovado nesta etapa estará apto a prosseguir com o apostilamento da revalidação do diploma de medicina junto a uma das universidades parceiras do exame. Após a divulgação do resultado final, que ocorrerá em 21 de março de 2022, a relação das instituições será disponibilizada no Sistema Revalida — com acesso também pelo portal do Inep. Caso o participante reprove na segunda etapa, ele poderá se reinscrever diretamente nela pelas duas próximas edições do exame.

Revalida – Aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O exame é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

As referências do exame são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional.

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Acesse o edital da 2ª etapa do Revalida 2021

Veja a retificação do Edital nº 72/2021, que trata do cronograma e da nota de corte da 2ª etapa do Revalida 2021

Acesse o Sistema Revalida

Saiba mais sobre o Revalida

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.