NOTICIA

Saiba acessar o cartão de confirmação do Enem 2022

01/11/2022 11:52

Passo a passo mostra como visualizar e imprimir o cartão. Documento confirma informações como local e horário de prova nos dias 13 e 20 de novembro


O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 está disponível na Página do Participante. Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um passo a passo que explica como acessar e imprimir o cartão. Apesar de não ser obrigatório, é recomendado levá-lo nos dias de exame (13 e 20 de novembro) para, assim, evitar contratempos significativos.

Para acessar a Página do Participante, é preciso utilizar o login único da plataforma Gov.br. Caso o inscrito não lembre a senha da conta cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Em seguida, selecione a opção “Esqueci minha senha”. Feito isso, existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do internet banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das alternativas para gerar uma nova senha.

Confira o passo a passo para acessar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição:

1 - O primeiro passo é acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.

Enem 1-1.jpeg

2 - Em seguida, basta inserir o número do CPF e clicar em “Entrar”.

ENEM 2-2.jpeg

3 - Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”.

Enem 3-3.jpeg

4 - Após os passos anteriores, clique no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).

Enem 4-4.jpeg

5 - Pronto! O sistema abrirá o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para imprimir, basta rolar a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.

 Enem 5-5.jpeg

Orientações O Inep disponibiliza uma página, em seu portal, com as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes, ao término da educação básica. Foi instituído em 1998 e, desde 2009, é utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Acesse a Página do Participante

Confira os editais do Enem 2022

Confira as orientações para o Enem 2022

Acesse a página de perguntas frequentes do Enem

Saiba mais sobre o Enem

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.