NOTICIA

VOLKSWAGEN/ CAPES: Luis André Wernecke Fumagalli, da PUC-PR está entre os finalistas do Prêmio de Mobilidade Urbana Sustentável

10/11/2022 12:08

Publicação traz a relação dos nomes dos vencedores e das menções honrosas nas três categorias

A CAPES divulgou em 07 de novembro a lista dos vencedores e autores dos trabalhos que receberam menção honrosa do Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável. A relação consta no resultado final do Edital nº 29/2022, publicado no Diário Oficial da União.

O Prêmio engloba três categorias: Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Leves, Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus) e Modelos Sustentáveis de Negócios Conectados a Melhorias Urbanas. O ganhador de cada categoria receberá R$25 mil, além de passagens aéreas e diárias para participar da cerimônia de premiação, prevista para ser realizada no dia 7 de dezembro de 2022.

Os vencedores são:

Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Leves

  • 1º lugar: Samuel Figueira da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu artigo propõe uma metodologia de análise para diminuir o consumo de combustível e energia elétrica, emissões da descarga, assim como melhorar a bateria em veículos híbridos elétricos do tipo plug-in.
  • Menção honrosa: Jorge Enrique Velandia Vargas , também da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mobilidade Urbana sob a Ótica de Veículos Pesados (Caminhões e Ônibus)

  • 1º lugar: Letícia Alves Lima Zanetti, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A autora propõe  o uso de energia limpa ao discutir o uso de frota de ônibus elétricos, sugerindo também um modelo para redução de custos operacionais de uma estação de carregamento sustentável (CS) sob diferentes tipos de recarga.

*Não houve indicação de menção honrosa para a segunda categoria.

Modelos Sustentáveis de Negócios Conectados a Melhorias Urbanas

  • 1º lugar: Luis André Wernecke Fumagalli, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). O autor desenvolve um modelo de previsão de demanda a ser utilizado no transporte público na cidade de Curitiba. A aplicação do modelo pode colaborar para a eficiência na prestação do serviço de transporte, além da segurança e conforto dos usuários.
  • Menção honrosa: Flávio Tonioli Mariotto da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sobre o Prêmio
O Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável é fruto de parceria entre a CAPES e a Fundação Grupo Volkswagen, que desde 1979 investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades. Duas causas são prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. São avaliados trabalhos individuais ou em coautoria de mestres e doutores brasileiros ou de alunos matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu

(*) Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Montagem com os logotipos das instituições (Foto: CGCOM/CAPES) 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.