17/07/2018 13:02
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) reúne, de 2 de julho a 10 de agosto, comissões para a Análise de Proposta de Cursos Novos (APCN) em 49 áreas temáticas, no âmbito do sistema brasileiro de pós-graduação.
Essa análise de mérito é a primeira parte de um ciclo anual, no qual as instituições de ensino superior (IES) submetem à CAPES propostas para a abertura de novos cursos de pós-graduação a serem implementados no país. Em 2018, serão analisados cerca de 1500 pedidos, tanto na modalidade acadêmica, quanto na profissional, com mestrados e doutorados.
As comissões responsáveis por analisar as propostas são compostas por pesquisadores e professores da pós-graduação no Brasil, e foram selecionados a partir de indicações dos Coordenadores das Áreas de Avaliação.
A Diretora de Avaliação, Sônia Bao, explica que esse processo “é fundamental e busca garantir a qualidade na implementação dos novos cursos, já que é preciso ter confiabilidade de que a proposta vai sair do papel e ser implementada conforme foi desenhada”. A diretora destaca que “é necessário muito cuidado, para garantir que a proposta seja efetivada de fato”.
Processo de Avaliação
Segundo a Diretoria de Avaliação (DAV), cada comissão analisa as propostas quanto aos méritos e preenche uma ficha de avaliação que pode aprovar ou reprovar os projetos. A partir de agosto, esses documentos seguem para o Conselho Técnico Científico de Educação Superior (CTC-ES) que vai deliberar sobre as recomendações de aprovação ou reprovação dos cursos. Se aprovadas, essas informações seguem para o Conselho Nacional de Educação (CNE) para que possam ser homologadas e publicadas por meio de uma portaria de funcionamento do curso.
Em caso de reprovação, a IES pode entrar com o pedido de reconsideração, em um prazo de 30 dias após a divulgação dos resultados. Essa solicitação, não trará novas informações para a proposta, apenas possíveis esclarecimentos. Uma segunda comissão é organizada, com pelo menos 50% de renovação dos seus membros, para uma nova avaliação. O ciclo, então é reiniciado e o CTC, novamente, poderá aprovar ou não.
Coordenador de Área
Os Coordenadores de Área são designados pelo presidente da CAPES para um mandato de quatro anos, após um processo com indicação pela comunidade acadêmica e escolha a partir da análise do Conselho Superior da CAPES, além do presidente da Fundação CAPES. Esses coordenadores são acadêmicos responsáveis por conduzir as atividades da área durante desse período.
NOTÍCIAS
Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária
04/08/2023 08:33
"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula
01/08/2023 08:33
Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3
01/08/2023 08:30
SBPC: Painel debate publicações científicas em jornais predatórios
01/08/2023 08:27
Por que metas da educação não serão atingidas até junho de 2024
31/07/2023 08:53
Seres em Diálogo debate equidade na educação superior
31/07/2023 08:24
Processos seletivos do MEC têm sistema aperfeiçoado
31/07/2023 08:21
“5ª Conferência Nacional de CT&I apontará o Brasil que queremos nos próximos anos”, afirma ministra
28/07/2023 08:27
Proposta prevê cabine de estudos gratuita com acesso à internet para estudantes de baixa renda
28/07/2023 08:23
Governo prepara ações para garantir que jovens terminem o ensino médio
28/07/2023 08:10