26/04/2021 13:39
Discussão tratou da escala de proficiência na educação profissional e tecnológica, apresentada por especialistas em Teoria de Resposta ao Item (TRI)
A avaliação do domínio psicomotor da aprendizagem: escala de proficiência na educação profissional” foi o tema da sexta live Quintas da EPT, realizada nesta quinta-feira, 22 de abril, no canal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no YouTube.
O artigo apresentado propõe uma escala que permita avaliar, na prática, o domínio psicomotor de estudantes da educação profissional, à luz da Teoria de Resposta ao Item (TRI), considerando que, mais do que “saber”, o estudante da modalidade precisa “fazer”. Desse modo, o estudo investiga de que forma o aluno pode desenvolver na prática suas competências profissionais.
De acordo com os pesquisadores, a TRI é importante pela capacidade que ela oferece de apresentar uma medida do traço latente (variáveis hipotéticas) do avaliado quanto à interpretação, por meio do instrumento aplicado.
Os resultados do estudo foram bastante positivos e apresentaram conformidade ao modelo de TRI utilizado, apresentando as seguintes conclusões: realce do domínio psicomotor como elemento fundamental na avaliação de estudantes da educação profissional; definição do constructo orientada pela taxonomia dos objetivos educacionais, adaptada de Dave (1970) e Simpson (1972); êxito na aplicação da TRI como metodologia de análise dos resultados; caráter unidimensional do constructo, embora sejam necessários estudos futuros sobre a bidimensionalidade; e a possibilidade de realizar a interpretação pedagógica de modo sumário ou detalhado, conforme a necessidade e o público.
A pesquisa contou com a participação de 5.856 estudantes do curso técnico em mecânica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dos quais foram selecionadas amostras de 1.498 representantes para testagem.
Segundo Gustavo Henrique Moraes, coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do Inep, “o trabalho é um avanço para a educação profissional e tecnológica (EPT) e insere a avaliação da modalidade no rol de questões e desafios trazidos pelas avaliações em larga escala”.
O artigo apresentado é de autoria dos pesquisadores Dalton Francisco de Andrade e Adriano Ferreti Borgatto, ambos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Thiago Korb, do Senai. O trabalho está presente no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, publicado pelo Inep.
Quintas da EPT – O projeto “Quintas da EPT – Seminários Técnicos em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica” é uma série de lives que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep. Nas transmissões, que ocorrem todas as quintas-feiras no canal do Inep no YouTube, são discutidos referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep
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