CLIPPING

Avaliação In Loco: Inep realiza webinário sobre avaliação simultânea

20/04/2022 10:38

Evento ocorrerá nesta quarta (20), às 14h30, no YouTube do Inep. Objetivo é esclarecer procedimentos que podem ser adotados em casos de visitas simultâneas


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará, nesta quarta-feira, 20 de abril, às 14h30 (horário de Brasília), o webinário sobre avaliações simultâneas, com duração prevista de uma hora. O objetivo é esclarecer a todos os envolvidos os procedimentos que podem ser adotados em casos de visitas de mais de uma comissão avaliadora no mesmo período. Os interessados podem enviar perguntas sobre as avaliações simultâneas por meio de um formulário, que serão respondidas pela equipe do Inep durante a live. O link para o envio está disponível ao final desta matéria.

O evento faz parte da política de transparência e comunicação aberta do instituto, que visa divulgar informações com equidade entre todos os stakeholders. A transmissão será ao vivo, pelo canal do Inep no YouTube, e contará com a participação do presidente do Instituto, Danilo Dupas, do diretor de Avaliação da Educação Superior, Alvaro Parisi, e sua equipe técnica.

As visitas simultâneas ocorrem quando a instituição de educação superior está com mais de um processo avaliativo tramitando paralelamente no sistema e-MEC e recebe a visita de comissões de avaliação para o mesmo dia ou em períodos próximos. A visita virtual in loco trouxe o benefício da celeridade para os processos de avaliação conduzidos pelo Inep e tem como uma de suas características a possibilidade de visitas simultâneas.

Dessa forma, a criação das comissões simultâneas tem o propósito de otimizar ainda mais o trabalho avaliativo, e isso demandará dos pontos focais de cada comissão e do coordenador da instituição esforços de empatia, cooperação e flexibilidade adicionais. O objetivo é possibilitar confluências na construção das agendas de visita, considerando a pertinência das eventuais atividades em conjunto e a compatibilidade do tempo de apreciação necessário. Paralelamente, os avaliadores estão sendo constantemente orientados pela equipe técnica para essa particularidade do processo avaliativo.

Avaliação in loco – O Inep é responsável pela avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação. O objetivo é garantir a qualidade do ensino ofertado nesse nível educacional, além de ser um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O processo se baseia nos referenciais básicos para as regulações e as supervisões da educação superior.

Em 26 de abril de 2021, o Inep iniciou a avaliação externa virtual in loco, utilizando a mesma metodologia da avaliação presencial e mantendo o mesmo rigor acadêmico, técnico e metodológico das análises institucionais e de cursos de graduação. Os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e psicologia permanecem com o modelo de avaliação presencial.

As avaliações também servem como subsídio para a informação, por parte da sociedade, sobre a qualidade do ensino superior ofertado no Brasil. A avaliação institucional ocorre para que as instituições possam ser credenciadas, recredenciadas ou tenham suas organizações acadêmicas transformadas, conforme decisão do Ministério da Educação (MEC). Do mesmo modo, o processo avaliativo dos cursos acontece para que as graduações ofertadas possam ser autorizadas, reconhecidas, assim como ter renovação de reconhecimento conferida.

Acesse o formulário para enviar perguntas

Assista ao webinário

Saiba mais sobre a Avaliação in loco

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.