CLIPPING

Censo da Educação Superior: Começa a série de lives sobre o Censo Superior 2021

14/03/2022 10:53

Primeiro evento de orientação ocorreu nesta última sexta (11). Encontros virtuais serão realizados no período de coleta para auxiliar responsáveis pela declaração.


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta última sexta-feira, 11 de março, a primeira live do Censo da Educação Superior 2021. Durante o encontro virtual, foram apresentados os conceitos, as bases legais e o cronograma da pesquisa estatística. As novidades em relação à edição anterior também foram detalhadas, incluindo os prazos e as funcionalidades do Sistema Censup. Transmitida pelo canal do Inep no YouTube, a live foi a primeira de uma série de eventos remotos, com temas específicos, que serão realizados para orientar os envolvidos na coleta dos dados.

Técnicos do Inep detalharam, entre outros aspectos, as etapas que compõem a pesquisa. Como uma novidade em relação ao Censo da Educação Superior 2020, o Sistema Censup ficará aberto durante todo o período de coleta: de 24 de março a 19 de agosto. Anteriormente, havia um fechamento intermediário entre o preenchimento e a verificação de consistência.

Também foram esclarecidas questões relacionadas aos dados cadastrais das instituições de educação e dos cursos. Essas informações constituem a base de dados da coleta do censo e são obtidas por meio do Cadastro e-MEC. Nesta edição, há um momento específico para que instituições avaliem e solicitem ajustes em relação às informações carregadas do e-MEC para o Censup. O prazo começou no dia 7 de março e vai até 8 de abril.

Durante esse período, também ocorre a atualização cadastral dos recenseadores e auxiliares institucionais, responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep a respeito das informações declaradas.

Lives – As transmissões das lives tiveram início durante a coleta do Censo da Educação Superior 2020, sendo fundamentais para a conclusão da pesquisa. Na edição de 2021, os encontros virtuais continuarão sendo utilizados para otimizar os processos do levantamento estatístico.

Materiais de apoio No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além de perguntas frequentes, informativos e apresentações. Um treinamento a distância será disponibilizado a partir da segunda quinzena de março.

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o Censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.

Confira a live na íntegra

Acesse o Sistema Censup

Veja as orientações sobre o Censo da Educação Superior

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.