CLIPPING

CNPq lança chamadas de iniciação científica em duas modalidades: Ações Afirmativas e Ensino Médio

22/06/2022 14:03

Ao todo, está prevista a concessão de 6400 bolsas de iniciação científica.


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lança nesta quarta-feira, 15, as Chamadas Públicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas 2022/2024 (PIBIC-Af) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). Ao todo, serão 6.400 bolsas nas duas modalidades.

As instituições que serão aprovadas na seleção pública poderão implementar as bolsas em dois ciclos de 12 meses, o primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2022 e o segundo em 1º de setembro de 2023.

Iniciação Científica nas Ações Afirmativas

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) é uma iniciativa que foi criada em 2009 nos moldes do PIBIC com foco na ampliação de oportunidades de formação científica e inserção na carreira científica para os beneficiários das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior.

O PIBIC-Af compõe o quadro de programas institucionais de Iniciação Científica do CNPq que visam, cada qual com sua especificidade, contribuir para atração e qualificação de recursos humanos para ciência e tecnologia além de contribuir com a formação científica de profissionais para quaisquer áreas de atuação.

A chamada prevê a concessão de cerca de 800 bolsas de Iniciação Científica (IC). As instituições de natureza pública que tenham política de ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior de estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos do ambiente acadêmico e que tenham participado da última edição do PIBIC ou PIBITI poderão enviar propostas até o dia 01/08/2022.

A submissão de propostas deve ser feita, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC) e as instituições a serem selecionadas devem ter implementado políticas de ação afirmativa para ingresso de estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos no Ensino Superior bem como manter uma política de iniciação científica institucionalizada, visando à execução de projetos de pesquisa científica, nas diferentes áreas do conhecimento.

Leia aqui o texto da Chamada PIBIC-Af.

Iniciação Científica no Ensino Médio

O PIBIC-EM é o Programa de Iniciação Científica mais recente do CNPq, e foi criado em 2010 com a finalidade de envolver Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa na criação de projetos de educação científica direcionados a estudantes do Ensino Médio. O objetivo da ação é estimular a permanência dos alunos nas escolas, incentivando o interesse pela ciência e o desenvolvimento de talentos científicos, além de orientar jovens estudantes na escolha de suas futuras carreiras.

A chamada prevê a concessão de 5.600 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ). As bolsas são destinadas a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de ensino regular, militares e técnicas, bem como escolas privadas de aplicação, para que desenvolvam atividades de pesquisa científica e tecnológica sob orientação de pesquisadores das mais diversas áreas de conhecimento. Universidades e Centros de Pesquisa, públicos ou privados, poderão concorrer por meio de submissão de propostas institucionais até o dia 01/08/2022.

A submissão das propostas deve ser efetuada, exclusivamente, pelo Representante Institucional de Iniciação Científica (RIC), e as instituições a serem contempladas devem desenvolver pesquisa científica e tecnológica, bem como manter uma política de iniciação científica institucionalizada que inclua a participação de alunos do ensino médio na execução de seus projetos de pesquisa.

Leia aqui o texto completo da Chamada PIBIC-EM  2022-2024

Fonte: CNPq


Veja também

MEC não explica bloqueios e diz que cortes foram notificados pela Economia

30/11/2022 11:28

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022

30/11/2022 11:16

Custeio do piso nacional de enfermagem está na pauta desta quinta-feira

30/11/2022 11:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.