CLIPPING

Começa nova gestão da reitoria da PUC-SP

26/11/2020 19:30

Cardeal deu posse à equipe na manhã deste dia 26/11


O Grão-Chanceler Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, deu posse, na manhã deste dia 26/11, à nova gestão da Reitoria da PUC-SP (2020-2024). A cerimônia foi realizada na sede da Cúria Metropolitana, em Higienópolis, por consequência da pandemia da Covid-19. No entanto, assim que for seguro, será realizada uma celebração presencial com toda a comunidade.

“Nesta nova gestão, queremos fazer a PUC-SP ser cada vez mais a PUC-SP. Ou seja, manter a nossa tradição democrática, a seriedade e a competência acadêmica. Mas queremos também crescer, com ampliação de áreas e de cursos, na produção de conhecimento, de pesquisas e, claro, no contato e no impacto que nossa Universidade exerce sobre a sociedade. Nosso desejo é que ela se abra cada vez mais para além dos seus muros”, afirmou a reitora Maria Amalia Andery.    

O Cardeal ressaltou o fato de que Reitoria está, em grande parte, sendo reconduzida ao cargo. "O motivo da recondução é muito simples: quem faz um bom trabalho e se propõe a continuar, é aprovado e o trabalho continua. Faço votos que a professora Maria Amalia e equipe tenham uma boa gestão nos próximos anos”, afirmou Dom Odilo.

O vice-reitor Pedro Paulo Teixeira Manus disse que sua expectativa é dar continuidade ao “trabalho excelente que a equipe cujo mandato se encerra hoje vem fazendo”. Manus afirmou que a ideia é continuar procurando fazer com que a PUC-SP melhore em condições acadêmicas, de produção científica e em termos de condições de trabalho de funcionários e professores. “Seguiremos também com a atenção aos estudantes, aos coletivos e suas reivindicações, sempre com o apoio da Fundação São Paulo, mantendo o relacionamento amistoso. Acredito que teremos sucesso e impulsionaremos ainda mais a PUC-SP nestes próximos quatro anos", afirmou o prof. Pedro Paulo.

Durante a cerimônia, Dom Odilo também deu posse ao(às)s pró-reitores(as), cujos nomes e currículos estão no quadro ao fim da reportagem. Além deles, estiveram presentes à posse padre José Rodolpho Perazzolo, secretário executivo da Fundação São Paulo, padre João Julio Farias Junior, secretário executivo da Fundação São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo, Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade, profa. Mariangela Belfiore Wanderley, chefe de Gabinete da Reitoria e Fabio Mariano da Silva, secretário geral da Reitoria, entre outras pessoas.

A posse dada pelo Grão-Chanceler é o momento culminante do processo de escolha da nova gestão da PUC-SP, iniciado em agosto com a consulta direta e online a todos os(as) estudantes, professores(as) e funcionários(as).

Veja a seguir nomes, cargos e breve currículo dos gestores empossados:

 

Profa. Dra. Maria Amalia Pie Abib Andery
Reitora

Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia, Professora Titular da FACHS, pós doc na University of North Texas. Na PUC-SP, já ocupou cargos como os de coordenadora da Disciplina de Metodologia Científica do Ciclo Básico, chefe do Laboratório de Psicologia Experimental, coordenadora do PEPG em Psicologia Experimental, diretora da FACHS, pró-Reitora de Pós- Graduação e Reitora. Fora da Universidade, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura (gestão Erundina), coordenadora adjunta da área de Psicologia na Capes, membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia, editora do periódico Temas em Psicologia e parecerista das agências de fomento Capes, CNPq e Fapesp.

 

Prof. Dr. Pedro Paulo Teixeira Manus
Vice-reitor

Professor Titular de Direito do Trabalho; mestre pela USP, doutor e livre-docente pela PUC-SP. Secretário da primeira Diretoria da Apropuc (1978 a 1980), chefe do Depto. II da Faculdade de Direito (1997 a 2005), diretor da Faculdade de Direito desde 2013. Fora da Universidade, foi ministro do Tribunal Superior do Trabalho (2007 a 2013), desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª. Região (1991 a 2007), juiz do Trabalho (1980 a 1991). Advogado e consultor jurídico, desde 2013.

 

Profa. Dra. Alexandra Fogli Serpa Geraldini
Pró-reitora de Graduação

Graduada em Letras Tradução e Intérprete pela Faculdade Ibero Americana de Letras e Ciências Humanas (1989). Realizou mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Realiza estudos de pós-doutorado desde 2015. Professora Assistente-Doutora do Departamento de Francês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atuou como Vice-Diretora (2001-2004) e Diretora (2004 a 2009) da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC/SP, foi Pró-reitora de Educação Continuada (2013-2016) na mesma instituição. Coordena o Núcleo Assessor de Tecnologias Educacionais (NATED) e o Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada à Docência (PIPAD) da PUC/SP. Pró-reitora de graduação da PUC/SP para o mandato 2016-2020.

 

Prof. Dr. Márcio Alves da Fonseca
Pró-reitor de Pós-Graduação

Pós-Doutorado em Filosofia pela École Normale Supérieure de Paris (2012), realizado como bolsista da FAPESP. Pós-Doutorado em Filosofia pela École Normale Supérieure de Paris (2009), realizado como bolsista da FAPESP. Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de Paris-XII (2006), realizado como bolsista do "Programme HERMES" (programa mantido pelos órgãos oficiais do governo francês: "Fondation Maison des Sciences de lHomme de Paris", "Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS", "Ministère des Affaires Etrangères" e "Ministère de la Recherche"). Doutorado em Direito (Filosofia do Direito) pela Universidade de São Paulo (2001), Mestrado em Filosofia (Filosofia das Ciências Humanas) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Possui graduação em Direito pela Pontífícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e graduação em História pela Universidade de São Paulo (1990). Professor Asistente-Doutor do Departamento de Filosofia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Diretor da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da PUC-SP (2013-2016). Atualmente é Pró-Reitor de Pós-Graduação da PUC-SP. Tem experiência em pesquisa nas áreas de Filosofia e Direito, com ênfase em Filosofia das Ciências Humanas, Filosofia Política, Ética e Filosofia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito, Norma, Poder, Política, Modernidade e Crítica.

 

Profa. Dra. Altair Cadrobbi Pupo (Lila)
Pró-reitora de Educação Continuada

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), mestrado em Fonoaudiologia pela PUC-SP (1981) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). É professora Associada do Departamento de Clínica Fonoaudiológica e Fisioterápica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP. É avaliadora institucional e de curso do MEC/INEP e participou da Comissão de Assessores do Enade/SINAES (2007, 2010). Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2002-2003) e diretora tesoureira da Academia Brasileira de Audiologia (2009-2011). Atua como parecerista e membro do Conselho Editorial das revistas CoDAS e Distúrbios da Comunicação. Na área acadêmica tem experiência no ensino, pesquisa e extensão de temas relacionados à Fonoaudiologia, à Formação do Fonoaudiólogo e à Saúde Auditiva. Participou do projeto Pró-Saúde II da PUC-SP, realizado junto à Supervisão Técnica de Saúde da região Freguesia do Ó - Brasilândia. Na área administrativa já atuou como Diretora de Faculdade, Coordenadora de curso, Chefe de departamento, Coordenadora Geral de Estágios, Ouvidora da PUC-SP e atualmente é Assistente Especializada da Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

 

Prof. Me. Antonio Carlos Malheiros
Pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, mestre pela PUC-SP e professor da Faculdade de Direito, onde leciona disciplinas ligadas aos Direitos Humanos e atual Pró-reitor de Cultura e Relações Comunitárias.

 

Profa. Dra. Marcia Flaire Pedroza
Pró-Reitora de Planejamento e Avaliação Acadêmicos

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Economia de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é professora assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema educacional, capital humano, trabalho, educação, economia, gestão universitária e mercados emergentes. Atualmente exerce o cargo de Pró-reitora de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão da PUC-SP, tendo já exercido os cargos de Assistente Especializada da Pró-Reitoria de Educação Continuada, Diretora-Adjunta da Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais da PUC-SP, Vice-Coordenadora da COGEAE, Chefe de Departamento de Economia e Coordenadora de Curso.


Foto: Arquivo pessoal PUC-SP


Fonte: PUC-SP

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.