CLIPPING

Comissão discute desafios do ensino médio integral no modelo híbrido

03/11/2021 18:54

Aluno em sala de aula
Em 2019, 10,8% dos alunos do ensino médio frequentavam cursos com sete horas diárias ou mais

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (5) as adaptações necessárias para retomada do modelo de ensino médio integral (EMI).


O deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que pediu a realização da audiência, explica que o ensino médio integral visa à formação dos estudantes, "a partir de uma proposta pedagógica multidimensional, conectada à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais".


Segundo ele, a ampliação da jornada escolar auxilia na solidificação dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na superação de desigualdades.


Alencar afirma que, quando comparado ao ensino regular, os estudantes do ensino médio integral têm melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Comparando o desempenho de escolas que aderiram ao modelo integral em 2018 ou 2019, vemos que o crescimento no Ideb 2019 versus o Ideb de 2017 foi de 17,3%, em contraponto ao incremento de apenas 9,7% das escolas que permaneceram no modelo regular", disse o deputado.


A audiência, que recebeu o apoio dos deputados Danilo Cabral (PSB-PE), Professora Rosa Neide (PT-MT) e Alice Portugal (PCdoB-BA), será realizada no plenário 10, a partir das 9 horas.


Debatedores

Foram convidados para discutir o assunto com os deputados, entre outros:

- o representante do Ministério da Educação Fernando Whirtiman;

- um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed);

- a gerente de Políticas Públicas de Ensino Médio no Instituto Natura, Carolina Faria;

- a diretora executiva do Instituto Sonho Grande, Ana Paula Pereira;

- o diretor do Erem Ginásio Pernambucano, escola referência no estado e precursora do modelo EMI, Paulo Bruno;

- a professora de Projeto de Vida, um dos principais pilares do modelo EMI, Adriana Tárcia de Souza Oliveira;

- a representante da Fundação Getúlio Vargas Cláudia Costin.

Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.


Fonte: Agência Câmara de Notícias

Veja também

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.