CLIPPING

Divulgada lista de selecionados para doutorado pleno nos EUA

29/06/2021 11:28

uinze pessoas receberão bolsas do Programa, realizado em parceria com a Comissão Fulbright

A CAPES divulgou a lista de selecionados do Edital nº 8/2020 do Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA nesta segunda-feira, 28 de junho. O resultado também foi publicado no Diário Oficial da União. As bolsas duram até seis anos e são financiadas pela CAPES, pela Fulbright e por universidades americanas. Cada bolsista será apoiado com até US$165 mil anuais. Os pesquisadores são de oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes.

Heloísa Hollnagel, diretora de Relações Internacionais da CAPES, explica a importância da parceria. “A CAPES e a Fulbright têm uma longa e exitosa relação. São décadas de intercâmbio de pesquisadores. Vejo com bons olhos esta parceria, pois propicia a formação de doutores da Carnegie List, que equivale às universidades com melhores resultados em pesquisa nos EUA, altamente internacionalizadas”, afirma.

Hollnagel destaca que no Programa permite que pesquisadores interajam com estudantes de outros países e ampliem a formação de redes globais nos seus temas de pesquisa:  “Isso, naturalmente,  aumenta o potencial de publicações em coautoria de maior impacto”. A diretora lembra que as universidades americanas têm, ainda, no seu modelo de formação, a experiência de ensino equivalente ao Teaching Assistant e, “nesse sentido, promove o desenvolvimento também dos aspectos didáticos na formação do doutor”.

Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA incentiva a formação de líderes que possam contribuir para a pesquisa brasileira e mundial, fortalecer as áreas do conhecimento em consolidação no País e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. O Programa também amplia o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos Estados Unidos e proporciona maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural do País.

Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)
Imagem 1: Logotipo da Fulbright (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Veja também

MEC divulga datas de inscrição para Prouni, Fies e Sisu de 2023; confira calendários

29/11/2022 12:38

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022 - Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira

29/11/2022 12:24

Pós-Graduação: Presidente da CAPES nomeia os coordenadores das 49 áreas de avaliação

29/11/2022 12:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.