CLIPPING

Em nova troca, ministro da Educação demite presidente da Capes

13/04/2021 17:17

Milton Ribeiro não informa os motivos e diz apenas que em breve divulgará substituto; órgão é responsável por avaliação de cursos de pós-graduação e de oferta de bolsas para pesquisadores


O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta segunda-feira, 12, que vai exonerar Benedito Guimarães Aguiar Neto, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência de fomento à pesquisa ligada à pasta. Ribeiro não explicou os motivos da saída e disse apenas que em breve divulgará seu substituto. Nas últimas semanas, o ministério já trocou o comando da Secretaria da Educação Básica e do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


"Informo que será publicada hoje a exoneração do Prof. Benedito Guimarães, presidente da CAPES. Agradeço o trabalho realizado nesse período. Informo que o próximo presidente da Capes será um profissional de perfil técnico e acadêmico, cujo nome será divulgado oportunamente", afirmou Ribeiro, em sua conta no Twitter.


A Capes tem como missão avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil e divulgar informações científicas. A exoneração de Aguiar Neto, ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, será publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira. Ribeiro também é egresso da universidade paulista, onde foi vice-reitor.


Milton Ribeiro, ministro da Educação

Milton Ribeiro, atual ministro da Educação Foto: Dida Sampaio/Estadão


Guimarães estava no cargo desde janeiro de 2020, quando foi nomeado pelo então ministro, Abraham Weintraub. Na época, a escolha do professor do Mackenzie para o cargo contemplou a base evangélica, que se sentia preterida em relação ao grupo ligado ao escritor Olavo de Carvalho, que teve bastante influência na pasta durante a gestão Weintraub. Enquanto reitor, Aguiar Neto apoiou a criação de um núcleo de ciência, fé e sociedade no Mackenzie, que tem como um de seus objetivos fazer  pesquisas sobre a chamada teoria do Design Inteligente, uma nova vertente do criacionismo.


A troca na agência do MEC ocorre no momento em que entidades, como a Associação Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) pedem a recomposição do conselho superior da Capes. Segundo carta das associações ao órgão federal, a última reunião do conselho foi em 28 de novembro, quando foi anunciada sua recomposição.


No fim de semana, o ministério confirmou Marco Rabelo, professor da Universidade de Brasília (UnB) à frente da Secretaria de Educação Básica. A antecessora no cargo, Izabel Lima Pessoa era um dos poucos nomes no MEC atual que tinha boas relações com especialistas da área e não tinha ligação com a ala ideológica do governo.


Fonte: Estadão

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.