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Especialistas propõem pacto pelo ensino médio

21/06/2023 08:51

Convidados do 10º Webinário com Especialistas da Consulta Pública sugerem que professores da educação básica e superior contribuam para reestruturação do ensino médio




décimo Webinário com Especialistas, que ocorreu na noite de 19 de junhono âmbito da programação da?Consulta Pública para?Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio, instituída pela?Portaria nº 399/2023, contou com a presença da diretora de Formação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Márcia Ferreira; dprofessor da Universidade de Goiás, Luís Fernandes Douradoda vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)Geovana Lunardi Mendes. Os três especialistas criticaram a forma como foram realizadas as mudanças no ensino médio, sem discussão com a sociedade; e destacaram a importância de um pacto entre professores e estudiosos na formulação de propostas de torno de reformulações necessárias, sobretudo no currículo.    

É necessário que haja uma pactuação nacional”, disse o professor Luís Fernandes Dourado. docente destacou, ainda, que de 2003 a 2016, iniciativas importantes foram criadas no âmbito do ensino médio. No entanto, durante criação do chamado novo ensino médio não foram levadas em conta essas iniciativas. “Negligenciou-se e se silenciou vozes e proposições”, destacou Luís Fernando 

A professora Geovana Lunardi alertou para o fato de que a reforma realizada no ensino médio serviu para ampliar e produzir desigualdades dentro da própria rede pública. “O Brasil tem 5.668 municípios, e destes, em 2.661 têm apenas uma escola de ensino médio. Isso precisa ser levado em consideração na formulação de políticas”, ressaltou. 

Já a professora Márcia Ferreira chamou atenção para a formulação dos currículos. De acordo com a opinião da docente, é preciso que haja uma participação maior de especialistas na formulação da base curricular. “O desafio é formar professores que tenham ao mesmo tempo uma sólida base científica e saibam colocar as ciências em diálogo com outros conhecimentos”, explicou.  

O Ministério da Educação (MEC) vem realizando o ciclo de Webinários com Especialistas desde abril, por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase). Os dois últimos webinários acontecerão nos dias 26 de junho e 3 de julho. 

Consulta Pública?–?a?Consulta Pública para Avaliação e Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio?tem como objetivo consultar toda a sociedade e a comunidade educacional para a coleta de subsídios, que possibilitarão a tomada de decisões pelo MEC sobre os atos normativos que regulamentam o ensino médio. ?A programação inclui: coleta pública de?contribuições, por meio da?Plataforma?Participa + Brasil;?Ciclo de?Webinários?com Especialistas;?Ciclo de Seminários “Diálogos sobre a educação básica – ensino médio”, com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd); consulta on-line com estudantes, professores e gestores; revisão sistemática de produção científica sobre o tema; seminário presencial com estudantes; audiências públicas com?Fórum Nacional de Educação (FNE),?Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), além de um?ciclo de reuniões com 30 entidades do?FNE.??A programação completa está disponível na?página do MEC sobre a consulta pública.??? 

 


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