CLIPPING

Falta 1 mês para a realização do Enem 2021

22/10/2021 10:35

Provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro, em 1.747 municípios. Número de cidades aumentou em relação a 2020, visando às medidas de prevenção à covid-19.


Daqui a um mês, 1.747 municípios brasileiros receberão a edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizará o exame em dois domingos: 21 e 28 de novembro. Considerando o contexto da pandemia de covid-19 no Brasil, o Inep e o consórcio aplicador, formado pelas fundações Cesgranrio e Getulio Vargas, mapearam, com antecedência, os locais de aplicação, visando às medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus.

Ao todo, 3.109.762 pessoas confirmaram a inscrição no exame. Dessas, 3.040.871 realizarão as provas impressas. Já na modalidade digital, que teve 101.100 vagas ofertadas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. As duas versões serão aplicadas nas mesmas datas e terão itens de prova iguais, além do mesmo tema de redação. As medidas possuem caráter estratégico, logístico e têm como princípio, também, garantir a isonomia entre os participantes. Desse modo, processos como o transporte e o armazenamento das provas serão otimizados. Inep, consórcio aplicador e Correios planejaram as ações para diminuir o tempo de guarda das provas e acelerar o sistema de entrega dos malotes com a segurança necessária.

Acessibilidade – Como novidade para este ano, a versão digital terá recursos de acessibilidade, como provas ampliadas e superampliadas. Todos os participantes do Enem Digital com atendimento especializado também contarão com a funcionalidade da prova com contraste. A versão impressa traz, pelo quinto ano consecutivo, a oferta do recurso de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os participantes surdos e deficientes auditivos. O Inep implementou a modalidade em 2017 e, desde então, o recurso é ofertado à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. Em cinco anos, mais de 5 mil pessoas realizaram o Enem por meio dessa modalidade de prova.

Provas – No primeiro dia de exame, além da redação, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Uma das provas que mais gera expectativa nos participantes é a redação. É importante lembrar que, no caso da versão digital, ela será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. No portal do Inep, é possível acessar cartilhas de edições anteriores do exame, além dos manuais de correção da redação, baseados nas competências avaliadas e outros materiais de estudo.

Orientações O portal do Instituto também conta com uma página que reúne as principais orientações para os participantes do Enem 2021. Outra seção é destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito da aplicação. Recentemente, também foi disponibilizado o “Guia do Participante – Entenda sua Nota no Enem”, que detalha os principais aspectos sobre a metodologia de correção das provas. Ainda no portal do Inep, os interessados podem acessar o documento “Orientações gerais de prevenção à covid-19” e esclarecer dúvidas a respeito dos procedimentos a serem adotados antes e durante o Enem. O documento traz instruções sobre o que é permitido levar nos dias de aplicação e orienta os participantes sobre como se portar nos locais de prova.

Segunda aplicação – Entre os dias 14 e 26 de setembro deste ano, participantes isentos que não compareceram ao Enem 2020 tiveram uma nova oportunidade de se inscrever na edição 2021. Durante o período, foram registradas 280.145 inscrições. Esses participantes terão suas provas aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesmas datas de realização do exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira os editais do Enem 2021

Confira as orientações para o Enem 2021

Acesse a página de perguntas frequentes do Enem

Acesse as cartilhas de redação e os manuais de correção

Confira o Guia do Participante – Entenda sua Nota no Enem

Confira o documento “Orientações gerais de prevenção à covid-19” para exames do Inep

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep 


Veja também

MEC não explica bloqueios e diz que cortes foram notificados pela Economia

30/11/2022 11:28

IV Conferência Nacional de Educação - CONAE 2022

30/11/2022 11:16

Custeio do piso nacional de enfermagem está na pauta desta quinta-feira

30/11/2022 11:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.