CLIPPING

Faltam dois meses para o início do Enem 2021

22/09/2021 11:19

Primeiras provas do exame serão em novembro. Inep deu nova oportunidade de inscrição para isentos ausentes em 2020 e provas desse grupo serão em janeiro.


A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 está aberta. Faltam dois meses para as provas regulares, que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro. Para essas datas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) espera por 3.109.762 pessoas que tiveram as inscrições confirmadas. Dessas, 3.040.871 realizarão as provas impressas. Já na modalidade digital, que teve 101.100 vagas ofertadas durante o período de inscrições, foram confirmados 68.891 participantes. 

Nova oportunidade – Desde 14 de setembro, os isentos que não compareceram ao Enem 2020 contam com uma nova oportunidade para participar da edição 2021. Essas pessoas têm até as 23h59 do próximo domingo, 26 de setembro, para se inscreverem no exame, por meio da Página do Participante. A oportunidade vale especificamente para esse público, que realizará as provas nas mesmas datas do exame para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL): 9 e 16 de janeiro de 2022. Nesses casos, a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 também será assegurada. Em janeiro não haverá aplicação digital.

O Inep formalizou o novo prazo de inscrição e os critérios por meio de edital complementar do Enem 2021 impresso, publicado na última terça-feira (14), no Diário Oficial da União (DOU). O anúncio da medida ocorreu na segunda-feira (13), em comunicado divulgado no portal oficial do Instituto. Essa nova chance de inscrição não afeta as provas regulares, em novembro, para todos os participantes que tiveram a inscrição confirmada no prazo previsto, conforme os editais do exame.

Com a nova oportunidade, esse público também tem até domingo (26) para solicitar atendimento especializado. Já o prazo para solicitações de tratamento por nome social vai até a segunda-feira (27).

Provas – No primeiro dia de exame, além da redação, são aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento.

Uma das provas que mais gera expectativa nos participantes é a redação. É importante lembrar que a redação da versão digital do exame será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. No portal do Inep, é possível acessar cartilhas de edições anteriores do exame, além dos manuais de correções baseados nas competências avaliadas e outros materiais de estudo. 

Orientações O Inep conta com uma página, em seu portal, com as principais orientações para os participantes do Enem 2021. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito da aplicação.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Confira os editais do Enem 2021

Confira o edital complementar do Enem 2021 impresso

Confira as orientações para o Enem 2021

Acesse a página de perguntas frequentes do Enem

Acesse as cartilhas de redação e os manuais de correção

Acesse a Página do Participante

Saiba mais sobre o Enem

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.