CLIPPING

Fez Enem e quer usar sua nota no Prouni? Veja tudo o que você precisa saber

13/07/2020 18:41

Todos os anos, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) disponibiliza milhares de bolsas em instituições particulares de todo o Brasil. O programa foi criado em 2004, com a intenção de ampliar o acesso ao ensino superior por estudantes de baixa renda. Os candidatos se inscrevem pelo site do programa, usando a nota do Enem, e podem concorrer a bolsas de 50 ou 100%.

Quer saber mais sobre o Prouni e entender tudo o que você precisa antes de se inscrever? É só continuar lendo!

Quem pode se inscrever no Prouni?

O primeiro requisito para se inscrever no Prouni é ter participado da última edição do Enem, ou seja, quem quer conseguir uma bolsa em 2020 precisa ter feito o Enem em 2019. O programa não aceita inscrições com notas de anos anteriores.

Além disso, também é preciso ter cursado o ensino médio em escola da rede pública, ou em escola particular com bolsa integral. Quem já possui algum curso superior completo não pode se inscrever no programa, a não ser no caso dos professores da rede pública de ensino.

Por fim, é necessário comprovar renda per capta de até um salário mínimo e meio, para quem quer concorrer uma bolsa integral, e renda per capta de até três salários mínimos, para concorrer à bolsa de 50%.

Como funcionam as inscrições?

As inscrições são feitas exclusivamente online, pelo site do Prouni. O candidato precisa acessar a página durante o período de inscrições, informar o número de inscrição do Enem e a senha usada no site do exame. Em seguida, será necessário preencher informações de contato e responder a um questionário socioeconômico.

O último passo da inscrição é a escolha das opções de curso e faculdade. Cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, em ordem de preferência. Vale lembrar que não é possível se candidatar duas vezes à mesma vaga.unsplash

No entanto, vale ressaltar que a pré-aprovação não garante a matrícula. Caso seja selecionado, o candidato precisará ir até a instituição para a qual foi aprovado e apresentar todos os documentos listados no site do programa. A bolsa só é atribuída caso o candidato consiga provar as informações de renda que apresentou no momento da inscrição.

Como saber sobre as vagas ofertadas?

A consulta de vagas é disponibilizada pelo Ministério da Educação no site do Prouni alguns dias antes da abertura das inscrições. Ao acessar a página, o candidato pode pesquisar por universidade, por cidade ou por curso. As opções aparecem em formato de lista, com a quantidade de vagas ofertadas para bolsas integrais e parciais.

Como saber se fui aprovado?

O resultado da seleção também é publicado no site do Prouni, normalmente no começo da semana seguinte ao término das inscrições. Lá, o candidato consegue saber se foi pré-aprovado, e a partir daí deverá apresentar os documentos obrigatórios na instituição para a qual foi chamado. Depois que os documentos forem aprovados, o candidato terá oficialmente conseguido uma bolsa do Prouni.

Como escolher o melhor curso?

Tão importante quanto entender bem como funciona o Prouni, é saber escolher o curso certo para você. E aí, já sabe qual curso vai fazer? Se você ainda não escolheu, confira nossas dicas para tomar a melhor decisão!


Fonte: Univale

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.