CLIPPING

Grupo de educação da transição inicia reuniões com atual equipe do ministério

06/12/2022 09:15


Foto ilustrativa: Geovana Melo, TV Globo — Brasília (notícia de 05/12/2022 G1 Educação)

Coordenador do grupo, ex-ministro Henrique Paim disse que prioridades são tomar conhecimento da atual situação dos sistemas de avaliação e das condições orçamentárias da pasta.


O grupo técnico da educação, que atua na transição de governo, começou nesta segunda-feira (5) a marcar reuniões setoriais com órgãos do Ministério da Educação.


Integrantes do grupo estiveram com o atual ministro, Victor Godoy. Um dos participantes do grupo na reunião era o coordenador Henrique Paim, ex-ministro da pasta no governo Dilma Rousseff. A conversa de Paim e Godoy durou cerca de quatro horas.


A reunião também contou com a presença da senadora eleita Teresa Leitão (PT-PE), e do ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luis Cláudio Costa, ambos representando a transição. Pelo MEC estavam o secretário-executivo, José Barreto Junior, e outros dirigentes.


De acordo com Paim, a reunião serviu para obter um panorama da situação do MEC. Ele afirmou que a atual gestão da pasta foi receptiva com a transição.


Ainda de acordo com Paim, as prioridades iniciais dos trabalho são tomar conhecimento dos sistemas da pasta, que lidam com mecanismos de avaliação, resultados e seleção. Ele também destacou que o grupo terá atenção com as áreas de contratos, orçamento e financeira, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) .


Na semana passada, a equipe de transição ouviu mais de 30 entidades. Agora, o GT intensificará as reuniões com todos os órgãos do MEC. A próxima etapa será focada em passar o bastão para a nova equipe e entregar as informações para o novo ministro.


"Estamos satisfeitos em estar cumprindo todo esse trabalho, mas preocupados com essas questões que levantei aqui, que são extremamentes importantes para que a gente não tenha descontinuidade na educação do Brasil, especialmente nestes primeiros 90 dias ", disse Paim.


Godoy, por sua vez, afirmou que o encontro serviu para apresentar o trabalho feito pela pasta nos últimos 4 anos.


"Registramos também, naturalmente, a questão da dificuldade orçamentária que é o que hoje mais nos preocupa. Deixei claro que o MEC já fez o levantamento dos impactos, já encaminhou isso ao Ministério da Economia, já falei com o ministro [Paulo] Guedes [da Economia], já falei com o ministro Ciro [Nogueira, da Casa Civil], e estamos nesse trabalho pra tentar esse apoio", relatou Godoy.


Fonte: G1 Educação


Veja também

Atenção, estudantes! Os editais do Prouni e Fies 2023 já estão disponíveis

27/01/2023 10:36

Compromisso: Em fórum, Ministério da Saúde debate piso salarial dos profissionais da enfermagem

27/01/2023 09:16

Anielle Franco quer expandir ações afirmativas no ensino superior e leva propostas ao MEC

27/01/2023 09:02

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.