CLIPPING

GT-EaD para stricto sensu reúne-se pela primeira vez

07/03/2022 10:05

Equipe deve propor e identificar melhorias para processos relacionados à avaliação de mestrado e doutorado a distância

O grupo de trabalho criado pela CAPES em janeiro para identificar e propor melhorias aos processos relacionados à avaliação de entrada e permanência de programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu, na modalidade de educação a Distância (GT-EaD), reuniu-se pela primeira vez no dia 2 de fevereiro. Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, participou do encontro, realizado por videoconferência.

Cláudia agradeceu à equipe e falou sobre a importância do trabalho a ser conduzido pelo colegiado científico. “É reconfortante saber que o tema de tamanha importância segue conduzido pelas mãos certas”, afirmou. A presidente destacou que “a participação de todos no grupo é um compromisso com a CAPES e com a educação brasileira e de qualidade”. Com a atuação do grupo, a Fundação pretende atender às expectativas de qualidade da comunidade acadêmico-científica e aos padrões esperados para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A criação se deu após diálogo com a academia.

Segundo Robert Verhine, coordenador do GT-EaD e da Área de Avaliação de Educação, é importante aliar qualidade e democratização, levando mestrados e doutorados a quem hoje não tem acesso. E ressaltou: “EaD de pós-graduação stricto sensu é uma coisa nova. Tem que ser desenvolvida com muito cuidado”.

Além de Verhine, compõem o colegiado três representantes indicados pelos Colégios — Carlos Antonio Caramori (Ciências da Vida), Flávio Augusto Senra Ribeiro (Humanidades) e Adelaide Faljoni-Alario (Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar) e os seguintes especialistas em EaD: Carlos Eduardo Bielschowsky, Hilário Alencar da Silva, Kátia Morosov Alonso, Lys Vinhaes Dantas, Maria Luisa Furlan Costa e Sérgio Roberto Kieling Franco. A secretaria-executiva é exercida por Felipe Formiga Tavares, servidor da CAPES.

A equipe deve conduzir reflexões permeadas de várias atividades para toda a comunidade científica, tais como seminários e lives, além de ampla socialização dos trabalhos sobre o tema. 

Para contribuir com o GT-EaD, escreva para o e-mail: gtead@capes.gov.br.

Legenda das imagens:
Imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa com um print da reunião (Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).


Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.