CLIPPING

Inep promove reunião da comissão técnica do Celpe-Bras

30/03/2023 08:49

Grupo abordou os desafios da aplicação do exame, desde validade do teste até implementação de melhorias na execução do cronograma



Foto ilustrativa: INEP Divulgação

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, nesta terça e quarta-feira, 28 e 29 de março, a reunião da Comissão Técnico-Científica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). A Autarquia é responsável pela viabilização do exame, aplicado por postos credenciados, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), para planejar, divulgar e promover o Celpe-Bras.

Participaram da abertura Rubens Campos de Lacerda Júnior, diretor de Avaliação da Educação Básica (Daeb/Inep); Renato Carvalho da Cruz, diretor de Gestão e Planejamento (DGP/Inep); Francisco de Souza, representante do MRE; Andrea Duarte, representante da Comissão Técnico-Científica do exame; e Letícia Terreri Serra Lima, representante do gabinete do Instituto.

No primeiro dia de encontro, o grupo discutiu sobre os desafios da aplicação do exame, desde a exigência do teste até a implementação de melhorias na execução do cronograma, que inclui inovações na área de acessibilidade e aplicação de prova digital. O aprimoramento na certificação de usuários e instituições também foi pauta durante a reunião.

A mesa contou com a participação de Andréia Gonçalves, coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep; Matilde Scaramucci, membro da Comissão Técnico-Científica do exame; David Simões, servidor da Daeb; Juliana Schoffen, coordenadora do posto aplicador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Já no segundo dia, o grupo designou equipes da Comissão Técnico-Científica para elaboração de planos de ação, com o objetivo de atuar nos seguintes eixos: atendimento especializado; processo de credenciamento de novos postos; digitalização da prova; quadro europeu de certificação; proposta de oficinas; revisão e atualização dos materiais pedagógicos do Celpe-Bras; metodologia de credenciamento do Celpe-Bras; como os países atuam na certificação; e glossário de termos do exame.

No dia 3 abril, acontecerá a reunião técnica com os coordenadores de postos aplicadores do exame. A reunião será gravada e disponibilizada posteriormente. Neste ano, o exame contará com duas edições: a primeira nos dias 25 a 27 de abril e a segunda nos dias 24 a 26 de outubro.

Novidades Atualmente, o exame conta com 48 postos no Brasil e 78 no exterior. Durante a reunião, foi anunciado o credenciamento de novos postos aplicadores nos seguintes países: Itália, China e México. Compete aos postos aplicadores, entre outras atribuições, realizar o atendimento individual aos interessados no Celpe-Bras; divulgar o exame; indicar colaboradores para participar de eventos de formação técnico-pedagógica, orientados pelo Inep; homologar as inscrições e assegurar o sigilo no processo de recebimento, guarda e envio de provas.

Comissão  Instituída em 2020, a comissão é responsável por revisar e aprimorar o referencial teórico do exame, rever a descrição dos níveis avaliados e as respectivas faixas de notas, além de aperfeiçoar os processos de aplicação, a avaliação da parte oral e a correção das tarefas da parte escrita. A reavaliação das interações face a face também faz parte dos trabalhos do grupo, assim como a revisão do modelo de correção do exame para obtenção do certificado. Além disso, o colegiado tem a competência de subsidiar as diversas fases dos processos de elaboração de tarefas, de elementos provocadores, dos roteiros de interação, de manuais, guias, provas comentadas e outros materiais de apoio e documentos referentes ao Celpe-Bras.

No que diz respeito à capacitação de colaboradores do exame, o grupo tem a responsabilidade de, quando solicitado, auxiliar na condução de oficinas e contribuir com a produção ou revisão de conteúdo para treinamentos a distância, além de revisar e aprimorar os questionários dos participantes.

Celpe-Bras  O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar nos cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o certificado também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do País, inclusive em processos de naturalização.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

Mais Médicos tem recorde de inscrições na retomada do programa, diz governo

02/06/2023 09:34

Fies financiará até R$ 60 mil por semestre de cursos de medicina

02/06/2023 08:35

Ciência é 10: seminário acontecerá na CAPES

02/06/2023 08:26

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.