CLIPPING

Inscrições para o Encceja Exterior 2018 estão reabertas por dois dias

12/07/2018 14:07

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Residentes no Exterior (Encceja Exterior) 2018 terá seu Sistema de Inscrição reaberto por dois dias: das 10h desta quinta-feira, 12 de julho, às 23h59 desta sexta-feira, 13 de julho. Em qualquer país com aplicação do Exame, as inscrições devem seguir o Horário de Brasília (DF). Quem já está inscrito também terá a oportunidade de usar os dois dias para corrigir possíveis informações equivocadas. O período regular foi encerrado nesta segunda-feira, 9 de julho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 12 de julho, o edital sobre a reabertura das inscrições.


O Encceja Exterior é direcionado a brasileiros que não vivem no Brasil e não puderam concluir seus estudos na idade apropriada. Para se inscrever é preciso acessar o endereço sistemasEncceja2.inep.gov.br/exterior. O Sistema de Inscrição também podem ser acessado pelo Portal do Inep. A inscrição é gratuita.


O Encceja regular será aplicado em 16 de setembro nos seguintes países e cidades: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Roterdã); Itália (Roma); Japão (Nagóia, Hamamatsu e Tóquio); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres); Suíça (Genebra); e Suriname (Paramaribo).


Assim como no Encceja Nacional, haverá provas para o Ensino Fundamental, para maiores de 15 anos na data de realização da prova e, para o Ensino Médio, para maiores de 18 anos. Os resultados podem ser utilizados para emissão da declaração parcial de proficiência e do certificado de conclusão do nível de ensino. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora, aplica e corrige as provas do Encceja, mas não emite a certificação. No caso do Encceja Exterior, a certificação será responsabilidade do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, que firmaram Acordo de Cooperação Técnica com o Inep. O Encceja Exterior é aplicado pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e (MRE) e suas respectivas representações diplomáticas nos locais de aplicação.


Orientações para inscrição – Durante a inscrição o participante precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada. Quem não tem uma declaração parcial de proficiência deve escolher fazer todas as provas do nível de ensino para o qual busca a certificação.


Participantes que necessitam de atendimento especializado e/ou específico devem informar, no ato da inscrição, a condição que motiva a solicitação. É necessário ter documentos comprobatórios dessa condição, que poderão ser cobrados a qualquer momento. O Inep oferece atendimento especializado para participantes com baixa visão, dislexia, deficiência física e visão monocular. Os recursos de acessibilidade necessários também só podem ser solicitados na inscrição. Serão garantidos prova com letra ampliada, prova com letra superampliada, sala de fácil acesso e mobiliário acessível. O atendimento específico é uma opção para gestantes, lactantes e idosos.


O Encceja é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha por prova. No Ensino Fundamental as áreas de conhecimento avaliadas são: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia. No Ensino Médio as áreas são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.


O Inep disponibiliza materiais de estudo gratuitos, como apostilas para participantes e professores de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das provas do ano passado. Os consulados também oferecem cursos preparatórios. Informações sobre esses cursos sevem ser obtidas diretamente com o consulado.


Clique aqui para se inscrever


Fonte: Assessoria de Comunicação - INEP

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.