CLIPPING

Inscrições para seleção de consultores para narrativas multimídias do Saeb estão abertas até domingo (3)

30/04/2020 13:48

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou processo de seleção de consultores com experiência em produção de narrativas multimídias para atividades relacionadas ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. A descrição dos perfis e os requisitos para se candidatar às vagas encontram-se na área de seleção do portal. Os currículos devem ser enviados para o e-mail processo.seletivo@inep.gov.br, impreterivelmente, até o próximo domingo, 3 de maio.

Os consultores irão desenvolver estudos subsidiários para disseminação dos resultados do Saeb 2019 e deverão produzir conteúdos audiovisuais. O edital prevê a seleção de três perfis com qualificações obrigatórias e eliminatórias, além de outras experiências desejáveis que valem pontuação no processo seletivo.

  • Consultor 1: curso de nível superior na área de comunicação, com habilitação em publicidade e propaganda. Experiência mínima de 10 (dez) anos com design e/ou ilustração e/ou diagramação.
  • Consultor 2: curso de nível superior em qualquer área de formação. Experiência mínima de 10 (dez) anos com design e/ou animação e/ou motion design.
  • Consultor 3: curso de nível superior em comunicação social. Experiência mínima de 10 (dez) anos com montagem, edição e finalização em audiovisual, com apresentação de portfólio.

A primeira etapa da seleção é a análise dos currículos, que é eliminatória. Em seguida, na etapa classificatória, os candidatos selecionados na etapa anterior serão convocados para entrevista. É importante destacar que serão escolhidos apenas três candidatos para cada perfil de consultor, dentre aqueles que alcançarem as maiores notas a partir da soma da pontuação recebida pela formação acadêmica, a experiência profissional e o portfólio apresentado.

Não poderão participar da seleção servidores ativos da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias e controladas. Também é vedada a contratação de consultor que já esteja cumprindo contrato de consultoria vinculado a qualquer projeto de cooperação técnica internacional.

Os consultores irão desenvolver as atividades detalhadas no edital em sua própria residência, devendo participar de reuniões presenciais em Brasília, na sede do Inep, ou por meio de videoconferência, se for necessário. Entre os produtos esperados para o cumprimento do contrato, estão documentos técnicos com proposta de formas inovadoras de apresentação audiovisual e criação de conteúdos relacionados ao Saeb.

2019 – A maior edição do Saeb já realizada em 29 anos de avaliação contou com a participação de 73 mil escolas (públicas e privadas) e 7 milhões de estudantes de todo o Brasil, no ano passado.

Saeb – O Saeb permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da Federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O sistema de avaliação externa em larga escala também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis estatais; subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas públicas em educação, baseadas em evidências; e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional. As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Inep – Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável por avaliações, exames, estatísticas e estudos educacionais brasileiros. Os maiores exames do Brasil são realizados pelo instituto, como o Enem, o Encceja e o Enade. O Inep também é responsável pelo Saeb; pelas avaliações internacionais Pisa, Erce e Pirls; pelo Censo Escolar e o Censo da Educação Superior; e pela Avaliação in loco dos cursos de graduação e instituições de educação superior.

Confira os requisitos para seleção de consultores

Currículo para o e-mail processo.seletivo@inep.gov.br, com código “2020-005”

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/INEP

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.