CLIPPING

Linha Editorial: Em Aberto discute formação de professores e religião

23/12/2022 06:49

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na plataforma Open Journal System (OJS), a nova edição da revista Em Aberto. Com o tema “Formação de professores e religião”, a edição 114 da publicação colabora para o debate sobre educação e religião, centrada em abordagens sobre o desenvolvimento profissional docente, sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas de pesquisadores brasileiros e franceses.

O objetivo da nova edição é dar visibilidade à articulação entre a formação de professores e a questão religiosa, com a proteção da diversidade religiosa e do bem-estar de todos os alunos no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento do docente.

Dessa forma, na seção Enfoque, as organizadoras dessa edição, Adriane Knoblauch e Gabriela Valente, abordam a temática por meio de dados de pesquisas realizadas nos estados do Paraná e de São Paulo. De acordo com as autoras, existe uma hibridização entre conhecimento secular e conhecimento religioso, que atua como filtro no aprendizado docente e nas práticas de professores na educação básica.

O número também traz cinco artigos, reunidos na seção Pontos de Vista, que tratam da formação de professores para o ensino religioso, tendo em vista a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Licenciaturas em Ciências da Religião (DCNs de CRE); da formação de professores para o ensino de ciências e biologia, em um contexto de neoconservadorismo; da visão de futuros professores sobre o exercício docente e as situações internalizadas na Igreja, refletidas em suas trajetórias; do uso de fotografias como atos de currículo contra o racismo religioso em um curso de pedagogia; e das  fronteiras entre opiniões, conhecimentos e valores dentro da sala de aula, com base em uma experiência pedagógica acerca do ensino de educação moral e cívica na França.

O entrevistado da edição 114 da Em Aberto é Florent Pasquier, professor da Université Paris-Sorbonne. A conversa com o docente está na seção Espaço Aberto, em que ele aborda “A vida do espírito no projeto educativo” a partir de um paradigma educativo integral (corpo, emoção, pensamento e espírito), que se fundamenta nas contribuições da psicologia transpessoal, do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Na seção, também está disponível o Decreto n.º 119-A, de 7 de janeiro de 1890, uma das primeiras legislações publicadas sobre religião no Brasil.

A seção Resenhas contempla a análise dos livros “Religião, cultura e identidades: matrizes e matizes”, de Pierre Sanchis; e “A educação brasileira na primeira onda laica: do Império à República”, de Luiz Antônio Cunha. Na primeira resenha, destaca-se a visão do antropólogo francês sobre religião, sendo considerada cultura no superlativo. Na segunda, enfatiza-se a relevância do estudo de Cunha tanto no conjunto de sua obra sobre laicidade e educação quanto na história da educação brasileira.

A publicação também apresenta, na seção Bibliografia Comentada, sugestões de obras de autores do Brasil e de outros países, como Bélgica, Canadá e Portugal, que oferecem um aprofundamento do conhecimento referente à formação de professores e religião.

Em Aberto – A revista Em Aberto completou 40 anos em 2021. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista.

Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Plataforma OJS – A publicação fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Confira a edição 114 da Em Aberto

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Veja também

2,3 milhões abandonaram curso superior em 2021

03/02/2023 09:34

Senadores trabalham para compor comissões permanentes da Casa

03/02/2023 08:35

Ministra assegura reajuste de bolsas de pesquisa ainda no 1º semestre

03/02/2023 08:24

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.