CLIPPING

Ministra Luciana Santos participa da abertura da VII Cúpula da CELAC

25/01/2023 08:35

A participação da delegação brasileira marca o retorno do país ao fórum multilateral após três anos de afastamento



                                                                                                                                                                                                                                                           Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta terça-feira (24), em Buenos Aires, da VII Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Ela integra a delegação ministerial que acompanha o presidente Lula na viagem oficial à Argentina. A participação da delegação brasileira marca o retorno do país ao fórum multilateral após três anos de afastamento.

“O retorno do Brasil à CELAC traduz a importância da integração regional para o governo do presidente Lula. É uma visão de mundo, e é também um compromisso ampliar o diálogo e a cooperação com os 33 países da América Latina e do Caribe em temas como ciência, combate à fome, energia, meio ambiente e transformação digital”, ressaltou a ministra após a abertura.

Em seu discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o fortalecimento da integração regional, pautada pelo diálogo e cooperação. Enfatizou a necessidade da adoção de uma estratégia comum de desenvolvimento em prol da redução da desigualdade e salientou a importância de unir forças em busca de uma melhor infraestrutura física e digital, da criação de cadeias de valor das indústrias e de mais investimentos em pesquisa e inovação na região.

Além disso, relembrou a importância da união dos países diante de laços históricos comuns e desafios futuros conjuntos. “Nada deve nos separar, já que tudo nos aproxima. Nosso passado colonial, a presença intolerável da escravidão e as tentações autoritárias que até hoje desafiam nossa democracia”, disse. “É com sentimento de destino comum e de pertencimento que o Brasil regressa à CELAC, com uma sensação de que se reencontra consigo mesmo”, concluiu.

Já o presidente da Argentina, Alberto Fernández, pediu uma salva de palmas para celebrar a volta do Brasil ao bloco. “Uma CELAC sem Brasil é uma CELAC muito mais vazia”, disse. “Ontem, com o presidente Lula, nós conseguimos avançar na relação bilateral entre Argentina e Brasil e assim temos que avançar no continente inteiro. É um esforço que tem a ver com o progresso dos nossos povos. Unidos, podemos ter uma força sensacional” , completou.

O ministro das relações exteriores da Argentina, Santiago Cafiero, falou ainda sobre a importância dada à ciência durante a presidência pro tempore. “Atuamos com a convicção de que só com mais ciência, tecnologia e a inovação, a região se desenvolverá de forma inclusiva e equilibrada”, afirmou. “Promovemos ações tendentes a articulação de políticas públicas regionais em matéria de ciência, tecnologia e inovação para começar a delinear as bases de uma cooperação científica que potencie melhor o processo de integração na região.”

Além de participar da VII Cúpula da CELAC, a ministra Luciana Santos cumpriu série de agendas oficias em Buenos Aires. Na última segunda-feira (23), anunciou a retomada de projetos conjuntos e assinou acordos que aprofundam a cooperação científica entre Brasil e Argentina. Na quinta-feira (25), a delegação segue para o Uruguai.

Fonte: MCTI

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.