CLIPPING

Parceria com a França recebe projetos até dia 17

10/05/2023 08:27

Seleções envolvem editais nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e Comunicação e Mudanças Climáticas.

Segue aberto até 17 de maio o prazo para apresentação de projetos nos editais de seleção dos Programas CAPES/MATH-AmSudCAPES/STIC-AmSud e CAPES/CLIMAT-AmSud. As propostas devem abordar temas nas áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação e Mudanças Climáticas, respectivamente. As três ações são executadas em parceria entre países da América do Sul e a França, com cientistas de pelo menos duas nações sul-americanas e uma ou mais equipes de pesquisadores franceses por proposta.

Cada um dos três editais apoiará até cinco projetos conjuntos entre pesquisadores do Brasil, França, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Venezuela integra o MATH-AmSud e o STIC AmSud. A CAPES vai financiar as equipes brasileiras. A Fundação investirá até R$ 2,2 milhões por Programa ao longo de dois anos, sendo R$ 438 mil por proposta, para a realização de missões de trabalho e pagamento de bolsas.

Um dos objetivos das ações é estimular a colaboração entre os países a partir do intercâmbio de pesquisadores nas modalidades doutorado-sanduíche e pós-doutorado. Outras finalidades são apoiar projetos conjuntos de pesquisa com potencial de transferência de inovação e tecnologia, incentivar cooperações educacionais e científicas na América do Sul e estimular a participação de jovens cientistas.

Cada proposta selecionada poderá indicar até duas bolsas no exterior, sendo uma na modalidade de doutorado-sanduíche e outra de pós-doutorado, com duração de até dez meses. Os pesquisadores receberão auxílios para deslocamento, instalação e saúde. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano e o prazo para indicação das bolsas se inicia em março de 2024. Detalhes sobre as regras e exigências dos três programas encontram-se nos editais.

Leia o edital do CAPES/MATH-AmSud

Confira o edital do CAPES/STIC-AmSud 

Veja o edital do CAPES/CLIMAT-AmSud

Sobre os Programas
CAPES/MATH-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática. As propostas aprovadas têm duração de dois anos e envolvem pesquisadores de pelo menos dois países sul-americanos e uma ou mais equipe de pesquisadores franceses.

CAPES/STIC-AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área de conhecimento, pois também se trata de programa de cooperação regional em ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Já o CAPES/CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. Sua execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois Programas.

Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria: Imagem ilustrativa (Foto: iStock)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.