CLIPPING

Portaria nomeia membros do Conselho Consultivo do Inep

14/06/2021 10:53

Profissionais são representantes da sociedade civil indicados pelo presidente do Inep e designados pelo ministro da Educação. Nomeação foi publicada no DOU


Nesta última sexta-feira, 11 de junho, foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria n.º 382, de 10 de junho de 2021, que nomeia os novos membros para compor o Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os profissionais são representantes da sociedade civil indicados pelo presidente do Inep e designados pelo ministro da Educação.

Os membros titulares são: Edson Ricardo Barbero, Marcelo Bregagnoli, Matheus Coimbra Martins de Aguiar, Roque do Nascimento Albuquerque e Walter Eustáquio Ribeiro. Já os suplentes são: André Dala Possa, Devanildo Damião da Silva, Edson Kenji Kondo, Marcelo Augusto Santos Turine e Roberto Brás Matos Macedo.

O conselho é composto, ainda, por quatro membros natos: o presidente do Inep, Danilo Dupas, que gere o Conselho Consultivo; a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro; o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), Vitor de Angelo; e o presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia.

Exercício O Conselho Consultivo se reúne, na sede do Inep, uma vez por semestre ou quando convocado, extraordinariamente, pelo presidente ou mediante requerimento aprovado por mais da metade de seus membros. Os representantes da sociedade civil têm mandato de quatro anos. Perde o mandato quem faltar a duas sessões consecutivas, salvo por motivo de força maior. O exercício da função de conselheiro não é remunerado.

Titulares

Edson Ricardo Barbero – Há 20 anos atuando na área de educação, é membro do Conselho de Curadores e Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, tradicional instituição paulistana fundada em 1902. É também docente convidado de inúmeras instituições, tais como a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (Each/USP), a Fundação Instituto de Administração (FIA), o Hospital Albert Einstein e a Fundação Getulio Vargas (FGV). Possui graduação em Engenharia de Produção, mestrado e doutorado em Administração pela USP. Barbero tem certificações internacionais e publica trabalhos nacional e internacionalmente.

Marcelo Bregagnoli – Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) desde 2014, ingressou no serviço público federal na então Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (atual IFSULDEMINAS) em fevereiro de 1997, tendo sido coordenador da Unidade de Estudo e Produção (UEP) e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, entre 2010 e 2014. Atualmente, é coordenador da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e atua no curso de pós-graduação em Segurança do Trabalho. Bregagnoli tem, também, publicações na área de educação, agricultura e sustentabilidade.

Matheus Coimbra Martins de Aguiar – Deputado estadual pelo Partido Social Liberal (PSL), de 2019 a 2022. Matheus Coimbra Martins de Aguiar possui graduação em Administração de Empresas e é autor da Lei pela Implementação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo.

Roque do Nascimento Albuquerque  Doutor em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e pós-doutor em Estudos da Tradução, pela Hamline University, dos Estados Unidos (2018), atualmente é reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o mandato do quadriênio 2021-2025. Também é professor adjunto do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) da Unilab.

Walter Eustáquio Ribeiro – Professor universitário por quase 30 anos, é diretor-geral do Mackenzie Brasília (faculdade e colégio), membro do Conselho de Educação do Distrito Federal e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação.

Suplentes

André Dala Possa – Graduado em Comunicação – Jornalismo, mestre em Ciências Sociais e doutor em Ciências da Comunicação, atualmente é reitor pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Tem como área de concentração interfaces sociais da comunicação e educação. É professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do IFSC, na área de educação a distância e tecnologias educacionais, e pesquisador associado em dois núcleos da USP: Observatório da Cultura Digital da Escola do Futuro e Atopos. Na gestão educacional, atuou como diretor de extensão e pró-reitor de extensão e relações externas.

Devanildo Damião da Silva Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possui mestrado e doutorado pela USP no Programa de Tecnologia Nuclear, com ênfase em Gestão Tecnológica. Atualmente, é pesquisador, professor de graduação e pós-graduação e coordenador técnico-científico honorário da Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos.

Edson Kenji Kondo – Graduado em Engenharia Industrial pela USP, com mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela Harvard University Kennedy School of Government, atualmente é diretor da Escola de Políticas Públicas e Governo e do Centro Brasil-Japão de Inovação e Sustentabilidade, ambos da FGV; presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) e presidente do Conselho de Acreditação da Education Quality Accreditation Agency (EQUAA). Anteriormente, foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq; professor titular da Universidade de Tsukuba, no Japão; senior fellow e presidente do Programa de Pós-Doutorado e Doutorado da Universidade das Nações Unidas, em Tóquio; membro do Conselho do Instituto de Liderança Estratégica do Japão; e presidente do Conselho de Funcionários das Agências das Nações Unidas no Japão. Também foi presidente do Conselho da American School in Brasília, membro do Conselho da Harvard Kennedy School Alumni Association, professor titular visitante da Universidade de Nagoya de Comércio e Negócios, pesquisador visitante do Centro de Negócios e Governo da Harvard Kennedy School, professor visitante da Universidade de Tóquio e pesquisador visitante do Instituto Nacional de Política de Ciência e Tecnologia do Japão.

Marcelo Augusto Santos Turine – Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 2016, possui graduação em Ciência da Computação, pela Universidade Estadual Paulista; mestrado em Inteligência Artificial e doutorado em Física Computacional, pela USP São Carlos; e pós-doutorado na área de Gestão de Políticas Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É presidente do Comitê Especial de Inovação da Educação Conectada, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), e Pesquisador do Projeto Sala de Situação da Educação Básica: Gestão e Governança – Public Intelligence Laboratory (PILab/UnB). Coordenou o Projeto Observatório da Educação Inep/CAPES – "Web-Pide: Uma Plataforma de Integração e Avaliação de Dados Educacionais”. Foi diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) de 2011 a 2016 e tem atuado, nos últimos anos, em gestão de pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação para a educação básica, transferência de tecnologias para a governança pública, agronegócio e políticas públicas.

Roberto Brás Matos Macedo – PhD em Economia pela Universidade de Harvard (EUA), atualmente é consultor econômico e de ensino superior, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e coordena o Conselho de Economia da Associação Comercial de S. Paulo (ACSP). Foi diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.