CLIPPING

Prazo para retificar inscrição no Enade vai até esta quarta-feira, 31/8.

31/08/2022 11:50

Coordenador de curso deve inscrever estudante concluinte pelo Sistema Enade. A avaliação será aplicada no dia 27 de novembro


Hoje quarta-feira, 31 de agosto, encerram-se os prazos para o coordenador de curso inscrever os estudantes ingressantes e concluintes habilitados para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 e alterar o local de prova do estudante vinculado a curso na modalidade de educação a distância (EaD). Na mesma data, também termina o período para o procurador institucional retificar as ações relativas ao enquadramento dos cursos registrados no Cadastro e-MEC sem rótulo na Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil). Todos os procedimentos devem ser realizados pelo Sistema Enade.

O enquadramento é o processo pelo qual cada curso é vinculado à sua respectiva área de avaliação no Enade, associado ao seu projeto pedagógico e rótulo de classificação da Cine Brasil, com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A prova do Enade 2022 será aplicada no dia 27 de novembro e avaliará estudantes concluintes de 26 cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Cadastro do Estudante – O Sistema Enade também está aberto para os estudantes concluintes habilitados inscritos preencherem o Cadastro do Estudante. As informações podem ser enviadas até o dia 26 de novembro. Apenas após ser inscrito no exame pelo coordenador de curso é que os estudantes poderão preencher o cadastro.

Questionário do estudante – A partir da próxima quinta-feira, 1º de setembro, os estudantes devem responder o Questionário do Estudante. O instrumento é utilizado para compor o perfil dos participantes do Enade e é uma oportunidade para que o aluno avalie diversos aspectos do seu curso e da sua formação. O preenchimento é extremamente relevante para que o Inep conheça melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil. O formulário é um instrumento obrigatório do Enade e deve ser preenchido até o dia 26 de novembro, no sistema do exame. O não preenchimento do questionário impede o estudante de colar grau.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos instrumentos avaliativos previstos no Sinaes. O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Confira o Edital n.º 51/2022

Acesse o Sistema Enade

Saiba mais sobre o Enade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.