CLIPPING

Professor em home office: 10 dicas para se organizar no retorno das aulas

04/02/2021 19:25

Professores devem focar na organização das suas atividades sem esquecer da própria saúde.

A volta às aulas em 2021 ainda está incerta. Alguns professores acreditam que o ensino remoto deve continuar, outros acham que as aulas irão começar presenciais com escalonamento e ensino híbrido. De qualquer forma, saber lidar com o ensino a distância é fundamental na condução do ano letivo.

Nesse sentido, organizar o tempo e as tarefas de cada dia é imprescindível para o bom funcionamento do home office, bem como exercitar a paciência, visto que o trabalho remoto está sujeito a imprevistos, atrasos e falhas na conexão. Confira 10 dicas que nós preparamos para sua volta às aulas.

Crie um ambiente adequado

No momento de escolher seu cantinho ideal, prefira um espaço silencioso, reservado e aconchegante. Se possível, abra as janelas, afinal, quando mais claro e ventilado, melhor.

Organize seu espaço

Deixe em cima da mesa apenas o necessário. Tenha sempre em mãos tudo o que precisa: telefone, notebook, agenda, livros, etc.

Cuide da sua postura

É fundamental estar confortável para trabalhar bem, mas tenha cuidado para não descuidar da posição. Busque uma cadeira agradável e mantenha a tela do computador na altura dos olhos.

Verifique sua conexão

Não se esqueça de verificar sua conexão antes de iniciar suas atividades. Se possível, conecte o computador diretamente ao cabo de internet, visto que é mais estável e não sofre tanta interferência.

Respeite os horários

O trabalho remoto também exige limites. Não ultrapasse muito do seu horário estabelecido ou pule refeições. Defina a hora de começar a encerrar o expediente, bem como os intervalos necessários.

Estabeleça prioridades

No dia anterior, elabore uma lista das tarefas que precisam ser cumpridas e o tempo estimado para executar cada uma delas. Assim, será mais fácil visualizar quais são as mais importantes.

Busque ferramentas que ajudem na produtividade 

Aplicativos como Trello, Keep, Evertone ou outras ferramentas podem te auxiliar na organização das tarefas, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de trabalhos em grupo.

Exercite seu corpo e cuide da sua saúde

A cada 50 minutos, separe um período de 10 a 15 minutos para se alongar. Não deixe de beber água, mantenha uma alimentação saudável, uma boa rotina de sono e pratique exercícios físicos.

Vista-se para trabalhar

Ainda que você esteja em casa, é importante agir como se estivesse indo trabalhar. Vista algo leve e confortável, mas nunca pijamas e roupas muito informais.

Mantenha contato com outras pessoas

Busque interagir, por meio de mensagens no WhatsApp, e-mails ou ligações, com seus colegas de profissão e alunos.

Fonte: R7

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.