CLIPPING

Professores do Parfor participam de oficina de criatividade em Brasília

10/04/2018 17:22

Mais um grupo de professores da educação básica da rede pública foi recebido nesta segunda-feira, 9, na Casa Thomas Jefferson, em Brasília, para participar de oficinas de criatividade promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos. Nesta semana, as atividades serão direcionadas a professores das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês) e seguem até o dia 11 de abril.

09042018 oficina criativa img 0151(Fotos: Haydée Vieira - CCS/CAPES)

A professora de informática e estudante da área de Ciências Biológicas Vanusa dos Santos Vieira foi uma dos 16 selecionados para participar do curso. Bolsista do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) em Nova Olinda do Norte, no Amazonas, Vanusa conta que iniciativas como essa tornam as dificuldades menores. “A nossa rotina de trabalho é muito difícil. Às vezes por falta de equipamentos, ficamos meses sem poder dar aula, mas esse tipo de oportunidade nos incentiva e nos dá força para continuarmos. Além de enriquecer o meu currículo, vou levar muitas experiências daqui”, disse.

Para Lívia Macedo, professora de Ciências na cidade de Caxias, no Maranhão, o curso vai ao encontro de sua filosofia de vida como professora. “Apesar de nossos recursos serem poucos, nada impede que atuemos de forma criativa e de uma maneira que seja atrativa aos alunos. Espero aprender e disseminar o que aprenderei aqui não só com meus alunos, mas também com meus colegas de trabalho”, afirmou.

Oficinas

Responsáveis por um centro de criatividade em Nova Iorque, os especialistas Shelley Berc e Alejandro Fogel percorrem os Estados Unidos ministrando cursos com o objetivo de incitar os professores a pensar de maneiras diferentes sobre a forma de ensinar. “As pessoas têm criatividade e imaginação, nosso papel é simplesmente canalizar o uso desses recursos para ato de ensinar, fazendo com que essa criatividade nata seja posta em prática de formas não usuais. Em vez de aprender de fora para dentro, estimulamos os professores a buscarem dentro de si o potencial que já lhes é próprio”, explicou Shelley.

09042018 oficina criativa img 0186

Segundo a palestrante, a experiência das oficinas com o grupo anterior mostrou a efetividade dos encontros na vida dos professores. “Trabalhamos com um grupo similar na semana passada e eles disseram que as atividades transformaram o jeito que eles se veem e se sentem como professores. Eles conseguiram se sentir confiantes e valorizados. Nosso objetivo foi alcançado”, completou.

Para a coordenadora-geral de Formação de Docentes da Educação Básica da CAPES, Izabel Lima Pessoa, o trabalho em parceria com a embaixada procurou atender, especialmente, os professores do interior do país. “Dificilmente conseguimos realizar uma atividade tão importante como essa para os professores da educação básica, ainda mais quando se trata de profissionais que atuam no interior do Brasil. A seleção dos 16 professores foi realizada no âmbito do Parfor, justamente por ser um programa em que 80% dos professores são do interior do país”, explicou. Outros oito professores da rede pública do Distrito Federal também foram selecionados para as oficinas.

09042018 oficina criativa img 0132

A assessora para assuntos de educação e cultura da Embaixada dos Estados Unidos, Márcia Mizuno, explica que o curso vai além de uma capacitação profissional. “Nosso foco é a formação do professor como um todo, não só como um transmissor de conhecimento, mas também como alguém que está ajudando na formação de um jovem”, acrescentou.

Parfor

Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica por meio do fomento à implantação de turmas especiais, por instituições de educação superior (IES), em cursos de Primeira Licenciatura, Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica.

CCS/CAPES

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.