CLIPPING

Projeto 'Boleto Solidário' ajuda a pagar inscrição de alunos do Enem em SP

24/05/2018 18:37

Ideia conseguiu viabilizar a inscrição de mais de 50 alunos em 13 dias.



Uma iniciativa que nasceu há apenas 13 dias em São Paulo já conseguiu viabilizar o pagamento da inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de mais de 50 alunos de cursinhos populares.


Por meio do projeto ‘Boleto Solidário’, estudantes de baixa renda foram ligados a voluntários que se propõem a pagar os boletos da inscrição do exame – sem intermediários. O valor do boleto é de R$ 82. O prazo para pagar a inscrição do Enem vence nesta quarta (23).


A ideia é da jornalista e mobilizadora social Amanda Bozza. “Eu sempre quis ajudar jovens que vinham de uma realidade social parecida com a que eu vivi. Como fui bolsista integral do Prouni, e isso sem dúvida transformou minha vida, eu sentia que tinha um dever social em retribuir o impulso que eu recebi. A educação sempre foi meu foco, pois eu era a prova viva da transformação”, conta.


Ela criou uma página no Facebook e imaginou que atingiria apenas os amigos mais próximos, mas a procura foi grande e a mobilização atingiu pessoas que ela nem conhecia.


Para chegar aos alunos, Amanda teve a ajuda da Frente de Cursinhos Comunitários e Populares - SP. Eles entraram em contato com os coordenadores dos cursinhos, que organizaram uma planilha com número de alunos que precisavam de padrinhos e os contatos dos cursinhos. Cada vez que aparecia um voluntário, Amanda ligava para o cursinho e pedia: "Manda mais um boleto!", conta.


Os alunos beneficiados fazem parte dos cursinhos Milton Santos, Cursinho Popular Edson Luís, Cursinho Popular Carolina de Jesus, Núcleo de Consciência Negra, Cursinho Popular ViraMundo e Cursinho Popular Florestan Fernandes.


O designer Guilherme Nagüeva, 32 anos, foi um dos voluntários. Ele diz que queria dar ao estudante de baixa renda a mesma oportunidade que outros alunos com melhores condições financeiras têm: a de tentar.


“Educação é um dos pontos fundamentais para mudar a vida de alguém. Mas o que a gente faz quando as pessoas sequer têm a chance de pagar a inscrição para o Enem? Não estou falando de cursar uma faculdade, a gente está falando apenas de tentar entrar em uma universidade. Tem gente que faz um curso superior, mas tem muitos que sequer conseguem tentar.” Com a ajuda dele, mais um dos boletos foi pago.


A ideia agora é continuar com o projeto para ajudar a pagar inscrições de outros vestibulares. “Outro desejo também é expandir para além de SP em áreas e comunidades mais carentes”, fala Amanda.


Fonte: G1

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.