09/10/2017 12:47
Contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017: falta menos de um mês para o início da aplicação das provas, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. Os candidatos inscritos precisam lembrar de verificar o cartão de confirmação da inscrição, que será liberado para impressão no dia 20 deste mês e pode ser acessado pela página do exame.
O aluno deve informar seu CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição para ter acesso ao cartão de confirmação. Constam do documento o número de inscrição, a data das provas, locais e horários (abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início dos testes às 13h30, no horário de Brasília). No cartão também é informado se o estudante pediu atendimento especializado e ou específico e qual foi sua opção de língua estrangeira – inglês ou espanhol.
Novidades
A edição deste ano tem várias novidades. A primeira delas é a realização do exame em dois domingos consecutivos. No primeiro dia, os estudantes terão cinco horas e meia para resolver as provas de ciências humanas, linguagens e redação. No segundo, quatro horas e meia para matemática e ciências da natureza. Até o ano passado, o Enem era realizado em um sábado e um domingo, no mesmo fim de semana. A prova de redação era aplicada no segundo dia do exame.
Outra mudança é que, a partir deste ano, o Enem não poderá ser usado para certificação do ensino médio. A função volta a ser do Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja). Nesta edição, também estará disponível um novo recurso de acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva: a videoprova traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segurança
Dois recursos de segurança passarão a ser utilizados no Enem 2017. Um deles é a prova personalizada com nome e número de inscrição do participante. O outro se refere aos detectores de ponto eletrônico, novidade que foi apresentada na última semana, durante o Encontro Nacional para Alinhamento Operacional do Enem 2017, em São Paulo.
Trata-se de um receptor avançado de detecção de campo próximo, capaz de captar a emissão de sinais em radiofrequência de wifi, bluetooth, celulares e transmissões ilegais. O aparelho Andre, da marca Rei, fornecido pelo grupo Berkana, detecta transmissões de radiofrequência, independentemente de serem desconhecidas, ilegais, disruptivas ou de interferência.
O recurso será usado para localizar e identificar, com precisão e sem a necessidade de busca pessoal, participantes que tentarem usar pontos eletrônicos ou aparelhos de transmissão e que, eventualmente, possam ter burlado a inspeção por meio dos detectores de metal. A adoção dessa nova tecnologia reforça a estratégia de segurança do Enem, que já utiliza detectores de metais para a fiscalização e identificação de aparelhos eletrônicos. Os detectores são usados desde 2014 de forma amostral e estarão presentes em todas as 13.620 coordenações de aplicação do Enem 2017.
Assessoria de Comunicação Social - MEC
Participantes do Enem 2017 surdos ou deficientes auditivos ganham orientações em Libras
No ano em que estreia um novo recurso de acessibilidade para pessoas surdas ou deficientes auditivas, a Videoprova Traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 também terá dicas e conteúdos específicos de orientação para esse público. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trabalha na produção de orientações gerais sobre as provas e em uma Cartilha de Redação, em Libras. Dois vídeos já estão disponíveis no Canal do Inep no Youtube. Um tem orientações gerais sobre o Exame, com dicas sobre o que levar, documentos permitidos, objetos proibidos, horários das provas. O outro explica, detalhadamente, como será a Videoprova.
Após a aplicação do Exame, aqueles que usarem o novo recurso também terão a oportunidade de avaliar a Videoprova por meio de um video-questionário. E nesta sexta-feira, 6, o Inep estreia uma campanha em Libras nas suas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. São oito vídeos diferentes, com informações variadas sobre o Enem, tal como é produzida para os participantes ouvintes. A campanha em Libras para as redes sociais foi gravada com a descontração que marca a linguagem desses espaços na Internet.
Acessibilidade
A adoção de uma Videoprova Traduzida em Libras e o investimento em comunicações direcionadas aos surdos e deficientes auditivos faz parte da ampliação da Política de Acessibilidade do Inep. “O Enem 2017 aprimorou todos os seus atendimentos específicos e especializados, cumprindo, assim, sua função social. Não é apenas inclusão, mas também um reconhecimento do direito dessas pessoas no que diz respeito ao atendimento de suas necessidades. Esse investimento nos dá orgulho e também a sensação de dever cumprido”, destaca a presidente do Inep, Maria Inês Fini.
Os novos recursos, e o conteúdo de orientação também inédito, são resultado de um longo trabalho das áreas técnicas do Inep e comissões assessoras. “Nossas equipes foram incansáveis na tarefa de tornar o Enem ainda mais inclusivo e justo. Esperamos que essa inovação, preparada com tanto rigor e cuidado, possa atender às expectativas dos participantes surdos e deficientes auditivos no Enem 2017”, defende a diretora de Avaliações da Educação Básica, Luana Bergmann Soares.
Em edições passadas do Enem, o vídeo de orientação já trazia o conteúdo traduzido para Libras, em um box no canto direito e inferior da tela. Mas a edição 2017 é a primeira a produzir conteúdos exclusivos para esse público. Para isso, o Inep contou com uma Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Língua Brasileira de Sinais. Todos os vídeos seguem os princípios de adequação de conteúdo em Libras, com fundos neutros, ausência de outros recursos visuais que dividam a atenção dos surdos e deficientes auditivos e sem legenda.
Videoprova
É a primeira vez que uma videoprova será aplicada nacionalmente, e para tantas pessoas. O Enem 2017 recebeu inscrições de 1.310 pessoas surdas e 3.683 pessoas deficientes auditivas. Desses, 1.635 solicitaram a Videoprova. Outros 1.357 optaram por um recurso já usado em outras edições, o Tradutor Intérprete de Libras. Outro recurso disponível para esse grupo de participantes é a Leitura Labial, solicitado por 895 pessoas.
Os participantes que solicitaram o recurso de Videoprova Traduzida em Libras ou Intérprete de Libras serão acompanhados por profissionais com certificação de proficiência em tradução e interpretação de Libras. Além disso, por conta da duração estendida da Videoprova, aqueles que solicitaram esse recurso terão direito a um tempo adicional de 120 minutos para responder a prova. Quem solicitou Intérprete Tradutor de Libras terá direito a 60 minutos adicionais, como nas edições passadas.
Na Videoprova Traduzida em Libras as questões e as opções de respostas são apresentadas em Língua Brasileira de Sinais por meio de um vídeo. A Videoprova tem o mesmo número, ordem e valor de questões da prova regular, além da garantia de qualidade e normas de segurança máxima de todas as provas do Enem. Só não serão integralmente traduzidas para Libras as questões de Língua Estrangeira Moderna. Nessas questões, somente os trechos originalmente em português serão traduzidos para Libras.
Cada participante receberá um notebook para fazer as provas. As orientações, os enunciados das questões e as alternativas de respostas serão apresentadas em Libras por meio de vídeos gravados em DVDs. Junto com o notebook e os DVDs, o participante também receberá o Caderno de Questões, a Folha de Redação e Cartão-Resposta, onde deverá marcar as respostas e escrever a redação em português. Além disso, o candidato poderá escolher qual Área do Conhecimento fazer primeiro e poderá assistir aos vídeos na ordem que preferir.
A aplicação da Videoprova será em salas com no máximo 20 participantes, com apoio de dois intérpretes, para orientações, e um técnico de informática de suporte. Ao final da aplicação, o participante poderá levar o DVD para casa, assim como os ouvintes podem levar o Caderno de Questões desde que cumprida a exigência do Edital de deixar em definitivo a sala de prova nos últimos 30 minutos que antecedem o término do Exame. A videoprova será disponibilizada no portal do Inep, na mesma data em que forem disponibilizados os Cadernos de Questões, para que os participantes de futuras edições do Enem tenham igualdade de acesso aos itens do Exame.
Clique aqui para acessar a playlist do Enem 2017 em Libras
Assessoria de Comunicação Social - INEP
Chamada seleciona projetos de empreendimentos econômicos solidários
Uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e o Ministério do Trabalho e Emprego - MTb, destinará R$ 4 milhões para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão de incubadoras tecnológicas de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES).
A Chamada foi lançada nesta sexta-feira, 6, e a submissão de propostas vai até 6 de novembro deste ano.
Dentre os objetivos da iniciativa, estão: construir referencial conceitual e metodológico acerca de processos de incubação e de acompanhamento de EES pós-incubação; estimular o aprimoramento das metodologias de incubação de EES articuladas a processos de desenvolvimento territorial e regional; desenvolver processos de incubação de EES e/ou de redes de cooperação; capacitar, no âmbito da economia solidária, docentes, técnicos, discentes e participantes dos projetos incubados; e promover a articulação entre as atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de tecnologia social e as políticas públicas de fomento à economia solidária.
Os projetos terão o valor máximo de financiamento de até R$ 100 mil, incluindo o montante destinado a bolsas, que serão concedidas nas modalidades de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI-A, DTI-B e DTI-C); de Iniciação Tecnológica e Industrial nível A (ITI-A e ITI-B); de Extensão no País - EXP (EXP-A, EXP-B e EXP-C), e de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP-A e ATPB).
Assessoria de Comunicação Social - CNPq
Comissão pode votar relatório sobre MP do Fies
A Comissão Mista sobre a MP 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), tem reunião marcada para esta terça-feira (10).
Na pauta, a votação do relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Na última quarta-feira (4), parlamentares criticaram a inclusão, no texto, do ensino a distância entre as modalidades do Fies e a cobrança imediata do financiamento após a conclusão do curso — hoje, o prazo de carência é de 18 meses.
O deputado Moses Rodrigues (PMDB-CE) acredita que, como está proposto, o relatório pode representar, na prática, o fim do Fies. O deputado é contra entregar o financiamento estudantil para os bancos, com juros ainda não determinados, sob o risco de tornar o Fies pouco atrativo para as instituições de ensino e para os alunos.
"As instituições não vão aderir porque elas não são obrigadas. Se sai uma proposta que realmente não seja atrativa para os estudantes e para as instituições, quem vai perder são os alunos, sobretudo, os que estão no interior do país”, ponderou.
Ensino a distância
O deputado Pedro Uczai (PT-SC) criticou o uso dos recursos, que já são limitados, para financiar a modalidade de ensino a distância. “Isso vai prejudicar pequenas instituições de ensino que beneficiam justamente a população no interior do País”, afirmou.
Canziani explicou que não há impedimento legal para inclusão do ensino a distância no financiamento estudantil, e que a medida já era prevista desde 2010, não sendo adotada em governos anteriores por uma questão política. O relator prometeu analisar as demandas dos integrantes da comissão mista, mas ressaltou os limites impostos pela atual condição econômica do País e pelos cortes no Orçamento da educação.
Para ele, as alterações não são ideias, mas vão garantir que o programa sobreviva por vários anos.
"Nós aumentamos, inclusive, o valor do fundo, de R$ 2 bilhões para R$ 3 bilhões, com o compromisso de que nós parlamentares apresentaremos emendas ao orçamento nesse sentido. Não adianta querermos pegar do dinheiro atual do Ministério da Educação porque vai faltar para outros programas importantes da sociedade", argumentou Canziani.
Agência Câmara
Educação promove debate sobre ensino superior a distância
A Comissão de Educação promove audiência pública nesta terça-feira (10) sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), seus resultados e desafios.
A UAB é um programa do Ministério da Educação com o objetivo de ampliar e interiorizar a oferta de cursos superiores, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores da educação básica pública que ainda não tenham graduação e formação continuada àqueles já graduados. A UAB também oferece cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da rede pública de ensino.
Os autores do requerimento para a audiência pública são os deputados Waldir Maranhão (PTdoB-MA) e Giuseppe Vecci (PSDB-GO). Maranhão espera que o debate estimule os municípios a criarem polos para receberem o programa da UAB. Vecci ressaltou o número crescente de alunos que concluíram cursos superiores a distância enquanto o número de graduados em cursos presenciais tem se mantido estável.
Foram convidados para o debate, o presidente da Universidade Aberta do Brasil - UAB, Carlos Lenuzza, e o Diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutzig, entre outros. Confira a relação completa de participantes aqui.
Agência Câmara
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