CLIPPING

Relatório do MEC destaca ações do Inep na pandemia

06/05/2021 13:41

Autarquia adota protocolo padronizado de prevenção contra a COVID-19 na aplicação de todos os exames e avaliações


A crise sanitária causada pela COVID-19 mudou a rotina do mundo todo. Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem realizado diversas ações de enfrentamento à pandemia. As principais iniciativas do Inep são apresentadas no “Relatório de Atividades – Ações do MEC em resposta à pandemia de COVID-19“, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira, 5 de maio, em evento virtual, transmitido no canal do ministério no YouTube. 

O relatório apresenta a realização do Censo da Educação Básica e do Censo da Educação Superior, que têm feito capacitações e reuniões com atendimentos pontuais, por meio de lives e videoconferências. Uma novidade de 2021 é o questionário “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil”, que tem o objetivo de identificar como as escolas e as instituições de educação superior responderam aos desafios impostos pela pandemia no ano letivo de 2020. Os resultados apresentarão as primeiras evidências sobre como a crise afetou os estudantes.

Em decorrência do estado crítico de saúde pública, o Inep teve de adiar alguns exames para garantir a segurança dos participantes, além de implementar novos protocolos de biossegurança para realizar as provas. Além disso, antecipou a regularização da situação dos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, com avaliação das áreas de saúde. O cronograma buscou preservar, ao máximo, a saúde dos servidores e colaboradores envolvidos.

Todas as edições de 2020 dos exames e avaliações do Inep e as aplicações previstas para 2021 adotam procedimentos padronizados no Protocolo de Prevenção à COVID-19, que exige uso constante da máscara; higienização das mãos com álcool em gel, antes de o participante entrar na sala; distanciamento entre participantes e aplicadores; atendimento diferenciado a grupos de risco, com ocupação das salas em até 25% da capacidade máxima; adequação dos locais de prova sob critérios de biossegurança, incluindo disponibilização de produtos de higienização, como álcool em gel; registro de acometimento por doença infectocontagiosa ou sintomas de COVID-19, na semana que antecede a aplicação do exame ou no dia das provas, com envio de documento comprobatório na Página do Participante; entre outros.  

Além dessas medidas de segurança, o Inep antecipou a abertura dos portões dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, abertos às 11h30 (horário de Brasília), para que os participantes tivessem uma hora e 30 minutos para acessar o local de prova e evitar aglomeração.

A segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) também terá medidas extras de segurança, como o uso de protetor facial (face shield) e luvas plásticas descartáveis pelos participantes; a desinfecção de superfícies e de objetos manuseados nas estações, entre um candidato e outro; organização de fluxo ou rotas unidirecionais de entrada e saída dos participantes, além de outras medidas previstas. 

O Inep também inovou o modelo de avaliação das instituições da educação superior, com projeto de avaliação externa virtual in loco, 100% on-line. O novo formato melhorou o processo de avaliação do ensino superior brasileiro durante a pandemia da COVID-19. Dessa forma, o Instituto pretende atingir a meta de 5 mil visitas no final de outubro de 2021.

Confira o relatório do MEC

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep


Veja também

4ª Conae debate a respeito de políticas educacionais brasileiras para os próximos 10 anos

02/12/2022 07:59

Definido o cronograma do Censo Superior 2022

02/12/2022 07:54

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova Geração Distribuída nas Universidades

02/12/2022 07:52

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.