CLIPPING

Resultado do Revalida 2022 será divulgado em 24/3

17/03/2023 10:04

Mudança no cronograma visa ajustes no Padrão Esperado de Procedimentos definitivo. Com a alteração, prazo para indicar universidade revalidadora começará em 27/3



Foto ilustrativa: ????? ???????

Os médicos que realizaram a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 poderão conferir os resultados a partir do dia 24. A mudança no cronograma visa contemplar ajustes no Padrão Esperado de Procedimentos (PEP) definitivo, que será disponibilizado na mesma data. Inicialmente, as divulgações ocorreriam nesta quinta-feira (16).  

A retificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com essa alteração, o período de indicação da universidade pública revalidadora do diploma, anteriormente prevista para começar dia 17 deste mês, passa a ser a partir de 27 de março. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do Revalida, aplicou a prova de habilidades clínicas nos dias 3 e 4 de dezembro de 2022. 

Habilidades clínicas  a prova é estruturada em um conjunto de dez estações, nas quais os participantes realizaram tarefas específicas das áreas determinadas, podendo incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros contextos. 

Padrão Esperado de Procedimentos  para cada uma das dez estações de prova, é estruturado um PEP, similar a um gabarito. Esse padrão expressa o conjunto de ações a serem realizadas. A análise do desempenho dos participantes ocorre por meio da correção dos procedimentos realizados para, então, calcular-se a pontuação individual obtida. 

Revalida  o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira é composto por duas etapas (teórica e prática), que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). As referências são os atendimentos no contexto de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, com base na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas associadas e na legislação profissional. A participação na segunda etapa é condicionada à aprovação na primeira, composta por prova objetiva e discursiva. 

 


Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.