CLIPPING

UCS assume gestão da UPA Zona Norte nesta quarta, 1º de julho.

01/07/2020 18:14

A partir da meia-noite desta quarta, 1º de julho de 2020, a Universidade de Caxias do Sul passa a ser a gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte do município. De acordo com o convênio assinado entre a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), mantenedora da Universidade, e a Prefeitura, a instituição passa a responder pela administração, operacionalização e manutenção da unidade, que executa, em média, 11 mil atendimentos por mês. O custeio será do município, com repasse mensal de R$ 1,9 milhão, gerando uma economia de cerca de 10% em relação ao contrato anterior, com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que se encerrou nesta terça, 30 de junho.


Devido à emergência para a substituição do IGH, a Prefeitura propôs a contratação da UCS pela modalidade de convênio, com vigência inicial de 12 meses, podendo ser renovado. O modelo foi apresentado em audiência na Câmara de Vereadores no dia 10 de junho, e inspirado, segundo o vice-prefeito Edio Elói Frizzo, na experiência exitosa da contratação da FUCS, pelo governo do Estado, para a gestão do Hospital Geral, desde 1997. Atendendo 100% pelo SUS a 49 municípios, hoje o HG é um dos cinco hospitais do Rio Grande do Sul com acreditação máxima (nível III, de excelência em gestão) em Saúde. A expertise da Universidade em ensino e pesquisa na área de Ciências da Vida e a participação da Prefeitura e do governo do Estado no Conselho Diretor da FUCS reforçaram a justificativa do vice-prefeito.

Contudo, dois dias depois, o Ministério Público divulgou parecer contrário à proposta, apontando inconstitucionalidade devido à ausência de processo licitatório. Apesar disso, o projeto de lei autorizando o convênio foi aprovado pelo Legislativo no dia 23. Segundo Frizzo, a forma jurídica se justifica devido à urgência de manutenção do serviço essencial, ainda mais em meio à pandemia da Covid-19. Caso o Judiciário decida a favor da ação do MP, emitindo liminar contra o convênio, o município deverá promover uma contratação em caráter emergencial, com dispensa de licitação e validade de seis meses. A tendência, nesse caso, é de manutenção da gestão pela UCS, pelas razões defendidas pelo Executivo na composição do acordo.

Incorporação de ensino e pesquisa – Enquanto a tramitação jurídica segue, a Universidade atua para garantir a assistência da população, tomando como primeira medida a incorporação dos 250 funcionários que atuam na UPA, incluindo médicos, equipes médica, de enfermagem, técnicas, administrativa, de limpeza, apoio, segurança e manutenção.

Se o município ganha com atendimento de qualidade, a Universidade amplia a possibilidade de oferta de campos de estágio e pesquisa para todos os estudantes da Área das Ciências da Vida. “Além da assistência em saúde e da administração, que já vinham sendo prestadas, estamos incorporando atividades de ensino e pesquisa à UPA, integrando-a com todas as estruturas da Área de Ciências da Vida, o que inclui os campos de ensino para os alunos de graduação, os serviços do nosso Centro Clínico, o trabalho do Instituto de Pesquisas em Saúde, e as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação”, destaca o diretor administrativo e financeiro da UCS, Candido Luis Teles da Roza.

O diretor técnico da unidade será o médico Valter Porto, responsável pela implantação da UPA Zona Norte antes dela ser assumida pelo IGH e, agora, contratado pela Universidade. A assistência em saúde, o ensino e a pesquisa ficarão sob coordenação do diretor da área de Ciências da Vida da UCS, Asdrubal Falavigna. O gestor administrativo será o gerente de Recursos Humanos da UCS, Nilton Nicolodi, ligado à Diretoria Administrativa e Financeira da Instituição.

Atendimento aos estudantes e à comunidade

O reitor Evaldo Kuiava exaltou a celebração do convênio entre a UCS e a Prefeitura para a gestão da UPA Zona Norte lembrando que a Área das Ciências da Vida é um dos segmentos de excelência da Universidade, que a coloca em destaque nacional no meio acadêmico, tanto pelo atendimento via SUS, prestado pelo Hospital Geral, como pela pesquisa avançada desenvolvida na instituição. “Este é mais um exemplo de como a UCS, enquanto universidade comunitária, reafirma seu compromisso com a região, procurando atender às necessidades de seus estudantes e prestar serviços à comunidade em geral”, salienta.

Entre as metas para a unidade, o reitor enumera a ampliação da equipe de atendimento, levando á diminuição do tempo de espera, a integração com serviços como as consultas por telemedicina, em operação no Centro Clínico da UCS, permitindo menos deslocamentos até a unidade, e a adoção de modelo administrativo semelhante ao do HG. “Com menos, queremos fazer mais, e dar à comunidade a resposta que espera de nós”, define, ressaltando a parceria com o poder público municipal.


Fonte: Universidade de Caxias do Sul

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.