CLIPPING

Unisc e Cisvale lançam portal de informações sobre a Covid-19

15/07/2020 18:41


A parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi ampliada com a confecção de um portal. O site, batizado de GeoSaúde Unisc, vem sendo desenvolvido por grupos de pesquisa da instituição de ensino, e irá fornecer dados e informações sobre o estudo a ser iniciado no próximo dia 18, que irá mensurar a soroprevalência de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região.

Contudo, o espaço virtual promete ser abastecido também com outras questões relativas à saúde e à educação, se tornando um repositório de produção científica. “A ideia é que o portal conte com dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos publicados em periódicos e links de dossiês acerca dos temas tratados pelos grupos de pesquisa e sobre a Covid-19”, ressaltou um dos idealizadores da página, o geógrafo Camilo Darsie.

Segundo ele, a ação foi uma estratégia encontrada como forma de divulgação dos trabalhos de pesquisa associados aos programas de Pós-graduação em Educação, e de Pós-graduação em Promoção da Saúde, ambos realizados na Unisc. “Em cada programa, os grupos de pesquisa desenvolvem investigações relacionadas à Covid-19, diretamente ou sobre temas que se articulam à ela de alguma maneira, caracterizando um trabalho periódico sobre o assunto e sobre a Educação a Saúde em geral”, complementou Darsie, que é doutor em Educação e possui pós-doutorado em Saúde Coletiva.

 

Site será dividido em sessões

Neste contexto, o geógrafo Camilo Darsie e a professora e psicóloga Betina Hillesheim coordenam o grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos, no programa de pós-graduação em Educação, enquanto o médico infectologista Marcelo Carneiro organiza as atividades do grupo Tecnologia de Ensino e Segurança do Paciente, no programa de pós-graduação em Promoção da Saúde. Na próxima quarta-feira, três dias antes do início da pesquisa a ser realizada nos 14 municípios de abrangência do Cisvale, a página será lançada na web, e poderá ser acessada através do link geosaudevrp.org.

Camilo Darsie explica que o portal GeoSaúde Unisc será dividido em sessões. Uma contará com as informações geradas a partir da pesquisa do Cisvale, com um mapeamento dessa análise sendo feito pelos integrantes dos programas de pós-graduação da Unisc. Já outras duas abas serão destinadas à exploração de materiais acadêmicos de cada grupo de pesquisa.

“O tema Covid-19 será pesquisado por anos em função de todo o impacto causado, tanto na área da saúde como na área da educação ou demais ciências. Por isso faremos do site um grande repositório de material que será fonte para pesquisas sobre o assunto, sendo atualizado ao longo do tempo. A função da Universidade é essa, compartilhar conhecimento e, no caso da Unisc, promover o fortalecimento da comunidade”, complementou Darsie, que também é professor do curso de Medicina da Unisc. O portal GeoSaúde Unisc, desenvolvido tecnicamente pelo mestrando em Educação Bruno Cristiano e pelo estudante de Ciências da Computação Ygor Dreyer, será traduzido para o inglês e para o espanhol.

 

Primeira prática da pesquisa

Na noite da última quarta-feira, 8, foi realizada a primeira atividade prática relacionada à pesquisa que irá mensurar a soroprevalência da Covid-19 na região de abrangência do Cisvale – Boqueirão do Leão, Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz Do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz.

O encontro, realizado na Unisc, contou com as presenças de Carneiro, Darsie, e de outros coordenadores da pesquisa, como Andréia Valim, Lia Possuelo e Mariângela Guerreiro Milhoranza, das professoras Jane Renner, Éboni Reuter, Ana Paula Helfer, Daiana Carissimi, Ingre Paz, Susane Krug, Analídia Petry, além da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do vice-reitor Rafael Frederico Henn e do diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Adilson Ben da Costa, e da diretora executiva do Cisvale, a enfermeira Lea Vargas. Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes gerais da atividade e procedimentos de segurança, bem como realizado um primeiro treinamento para os coordenadores das equipes de coleta, onde todos foram testados.

Conforme Lea Vargas, o Cisvale e a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo têm sido protagonistas na elaboração de ações no enfrentamento da Covid-19. Ainda em abril, na semana epidemiológica 17, iniciou o levantamento dos pacientes sintomáticos que buscam atendimento na rede de saúde dos 14 municípios que integram o Consórcio.

"Mensuramos as internações hospitalares, leitos clínicos e de UTI, novos casos, comportamento dos pacientes sintomáticos, sempre com uma avaliação semanal. Para aprofundarmos ainda mais o estudo, agora vem a aplicação dos cinco mil testes rápidos adquiridos pelo Cisvale, com a Unisc fazendo a execução", afirma Lea.

“Os estudos que aconteceram em março, abril, maio e junho mostraram o que aconteceu naquele período. Agora em julho e agosto, com a pesquisa, iremos mapear toda a pandemia na região do Vale do Rio Pardo”, explicou Marcelo Carneiro, coordenador geral da pesquisa e professor do curso de Medicina e do Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde na Unisc. “É um aprendizado que virá para a universidade e uma contribuição nossa com ciência aos municípios. Eles vão ter que tomar decisões, e tomá-las com base em cima de dados é sempre melhor”, comentou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.



Fonte: Unisc

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.