CLIPPING

Incidência de Covid-19 entre professores de SP é três vezes maior do que entre população adulta do estado, diz estudo

14/04/2021 17:14

Estudo monitorou casos entre 07 de fevereiro e 06 de março de 2021 das 299 unidades escolares que forneceram dados em todas as quatro semanas epidemiológicas investigadas


Profissionais da educação começaram a ser vacinados em São Paulo Foto: Lucas Lacaz Ruiz / A13 / Agência O Globo / Agência O Globo


RIO - Estudo da Rede Escola Pública e Universidade (Repu) aponta que a incidência de Covid-19 entre professores da rede estadual de São Paulo é quase três vezes maior do que entre a população adulta do estado.

Enem:Veja se é possível conseguir uma vaga no curso que você deseja com a nota obtida no exame

O estudo monitorou os casos de Covid-19 em 554 escolas da rede estadual paulista, entre 07 de fevereiro e 06 de março de 2021, período em que as atividades escolares presenciais foram retomadas no estado de São Paulo, e analisou os números das 299 unidades escolares que forneceram dados em todas as quatro semanas epidemiológicas investigadas.

Essas escolas totalizam um universo de 12.547 professores e 3.947 servidores não docentes, e estão em  Arujá, Caieiras, Cajamar, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Hortolândia, Mairiporã, Osasco, Poá, Santa Isabel, Santo André, São Paulo e Sumaré.

No período analisado, a incidência de novos casos de Covid-19 nas escolas cresceu 138% entre os professores, em comparação a um crescimento de 81% na população de 25 a 59 anos do estado de São Paulo. Na avaliação do grupo, isso significa que as atividades escolares presenciais não podem ser consideradas seguras nas escolas da rede estadual.

Busque seu curso:  Qual nota você precisa tirar no Enem?

Ainda segundo os  pesquisadores, a incidência entre professores das escolas monitoradas era 150% maior do que na população estadual com a mesma faixa etária já na primeira semana do monitoramento, quando as atividades escolares presenciais foram retomadas no estado.

Na quarta semana, a incidência entre professores das escolas monitoradas passou a ser 230% maior. A incidência acumulada nas quatro semanas é 6100% maior do que a incidência acumulada reportada no Boletim da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e da Comissão Médica da Educação.

“Os resultados do monitoramento, portanto, corroboram a análise apresentada na primeira parte da nota técnica, sobre as graves deficiências metodológicas identificadas no Boletim”, diz o grupo, em nota.

— Os resultados demonstram que as atividades presenciais nas escolas não eram seguras, assim como não são seguras neste momento. Infelizmente, a insistência do governo de São Paulo em propagar que as escolas são ambientes seguros em qualquer contexto levou, entre fevereiro e março, a uma exposição da comunidade escolar que poderia ter sido evitada — afirma Leonardo Crochik (IF-SP), um dos autores do estudo.

Protocolos rígidos, menos casos

Segundo o estudo, escolas de Osasco criaram protocolos mais rigorosos, de forma independentes, e tiveram menores incidências de Covid-19 entre professores.

Os dados, de 52 colégios na cidade, foram comparados com os de São Miguel Paulista, região com o mesmo número de escolas monitoradas. Enquanto nas escolas de Osasco foram notificados 16 casos de Covid-19 entre professores, nas 52 escolas monitoradas em São Miguel Paulista foram reportados 56 casos.

Educação:  Corte de R$ 1,178 bi em universidades federais vai aumentar evasão, diz presidente da Andifes

Segundo o estudo, essas medidas foram tomadas à revelia da gestão escolar. Entre elas, estão número de estudantes bem inferior aos 35% recomendados pelo governo de São Paulo; afastar imediatamente e testar (RT-PCR) professores que manifestaram sintomas de Covid-19; dispensar professores das ATPC (Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo) presenciais e organizar rodízio de profissionais para diminuir a densidade de pessoas nas escolas.

— A Diretoria de Ensino não autorizou as ações. O dirigente nem ajudou e nem atrapalhou. O que temos são diretores que foram mais democráticos e acessíveis, e escolas onde os professores fizeram as coisas sem perguntar aos diretores. Por exemplo, quando a gestão escolar não autorizou a testagem dos professores, a subsede [Osasco da Apeoesp] orientou os professores a irem sem dar satisfação — afirma Ana Lima, professora da rede estadual que coordenou o monitoramento das escolas na cidade com menos casos .

Os responsáveis pelo estudo também apontam que há falta de transparência da Seduc-SP com os dados quantitativos sobre a retomada das atividades escolares presenciais no estado.

Segundo eles, os dados epidemiológicos coletados nas escolas pela Seduc-SP foram solicitados com base na Lei de Acesso à Informação e não foram disponibilizados.

Pandemia:  Brasil tem maior número de estados sem aulas presenciais desde reabertura das escolas, em julho de 2020

— O controle rígido sobre a divulgação de dados e o cerceamento do acesso à informação garantem que as posições da Seduc-SP não sejam facilmente contraditadas por avaliadores independentes, por grupos de pesquisa ou pela sociedade civil interessada em debater a segurança sanitária nas escolas. Daí a importância de fazermos um monitoramento independente da situação das escolas — afirma Fernando Cássio (UFABC), outro dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

Estado: incidência é 33 vezes menor entre professores

Em nota, a secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) esclarece que, de acordo com os dados do último boletim epidemiológico divulgado em março de 2021, de 4 de janeiro a 6 de março, a taxa de incidência de casos de Covid-19 notificada pelas escolas públicas e privadas foi 33 vezes menor do que a do Estado.

"Desde o ano passado, a abertura das escolas tem sido pautada por estudos e conta com a colaboração dos órgãos de saúde, além de especialistas como pediatras, infectologistas e epidemiologistas que compõem a Comissão Médica da Educação. Não é possível relacionar a abertura das escolas com o aumento de casos de Covid-19, uma vez que as unidades são ambientes controlados, que recebem um número reduzido de alunos e contam com protocolos como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, medição de temperatura e distanciamento. Para garantir ainda mais a segurança dos professores e profissionais que atuam na linha de frente, em contato com os alunos e a comunidade, o governo do Estado de SP iniciou no último sábado (10) a vacinação da categoria com 47 anos ou mais. Até esta terça-feira (13), mais de 167 mil professores e profissionais da educação foram imunizados.", diz a nota.

Fonte: O Globo

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.