CLIPPING

Inep realiza seminário técnico da educação profissional

22/03/2021 19:09

Com o objetivo de discutir a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta quinta-feira, 18 de março, o primeiro Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica – Quintas da EPT. O evento foi transmitido no canal da autarquia no YouTube e faz parte da série de lives, organizada em uma sequência de 16 estudos presentes no livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção", publicado pelo Inep. 

Na primeira transmissão, foi discutido o capítulo “Os cursos técnicos articulados como estratégia de universalização do ensino médio e ampliação da qualidade”. O estudo aponta os cursos técnicos integrados ao ensino médio como uma alternativa para elevar a escolaridade da população brasileira, tendo em vista que metade da população trabalhadora, com 25 anos ou mais, não possui ensino médio (51%), nem ensino fundamental (38,6%). Segundo a pesquisa, os cursos técnicos articulados ao ensino médio apresentam menor evasão do que o ensino médio tradicional. Outro ponto que o estudo destaca é referente à proficiência dos estudantes da educação profissional, que se apresentou superior à do ensino propedêutico. O que leva a concluir que a EPT de nível médio é uma alternativa à universalização e ampliação da qualidade do ensino médio.

O debate foi conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais, representada pelos autores do livro, pesquisadores e servidores do Inep: Ana Elizabeth de Albuquerque; Gustavo Henrique Moraes; Robson dos Santos; e Susiane de Santana da Silva. Também participaram do debate as pesquisadoras Alvana Bof e Priscila Pereira Santos.

Os Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica – Quintas da EPT serão realizados todas as quintas-feiras, das 10h às 12h (horário de Brasília), no canal do Inep, no Youtube. O próximo tema a ser discutido é "A Educação profissional no Brasil: análise das diferenças ocupacionais e de rendimentos".

Publicação – O livro "Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção" foi lançado pelo Inep, no dia 26 de fevereiro de 2021. A publicação reúne um grupo de pesquisadores com o intuito de abordar a EPT no Brasil, e é dividida em três dimensões. A primeira é relacionada a questões conceituais e epistemológicas — saber o que é e como avaliar educação profissional e tecnológica —, seguida da pesquisa empírica, que busca identificar investigações de natureza estatística que possam contribuir para a avaliação da educação profissional e tecnológica a partir das bases de dados do Inep e de outras instituições. A última dimensão se refere ao estudo de experiências consolidadas em relação à avaliação da modalidade, apresentando aquelas desenvolvidas em território nacional. 

A produção da publicação contou com o apoio da Secretaria de Educação Tecnológica (Setec) e da Secretaria Executiva do Ministério da Educação; a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também contribuíram para a pesquisa. Além da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o Centro Paula Souza; o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd); e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), compartilhando suas experiências consolidadas em avaliação. 

Assista à live 

Confira a publicação

Fonte: Inep

Veja também

Homenagem: Camilo Santana recebe Mérito da Educação Comunitária

04/08/2023 08:33

"Não se pode falar em meritocracia com educação desigual", diz Lula

01/08/2023 08:33

Prazo para comprovação de documentos do Prouni termina dia 3

01/08/2023 08:30

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.