20/06/2018 18:27
Os insumos usados no cálculo do Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) estão disponíveis para conferência das Instituições de Educação Superior a partir desta quarta-feira, 20 de junho. Os dados são disponibilizados, de forma restrita, no Sistema e-MEC, para os Procuradores Educacionais Institucionais (PI). O prazo para manifestação sobre qualquer desacordo tem a duração de dez dias corridos e terminará em 29 de junho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o resultado final do Conceito Enade e do IDD a partir de 31 de agosto de 2018.
Separados por curso de graduação, os insumos são referentes a estudantes concluintes inscritos e participantes com resultados no Enade 2017 válidos para fins de avaliação; desempenho médio obtido por estudantes concluintes no Enade 2017 nas questões de Formação Geral e nas questões do Componente Específico da prova; e estudantes concluintes participantes do Enade 2017 com nota do Enem considerada no cálculo do IDD.
Em outubro serão divulgados os insumos de dois outros Indicadores de Qualidade da Educação Superior: o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). A divulgação final desses indicadores será a partir de 30 de novembro. Após a divulgação os resultados passam a ser considerados estatísticas oficiais da educação superior.
Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.
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